Como receber os utentes de primeira vez na diálise peritoneal?

RENTEV - Testamento Vital

 

Assim que um doente renal crónico é proposto para iniciar tratamento, seja hemodiálise, diálise peritoneal, transplante ou tratamento médico conservador, deve ser encaminhado para uma consulta de esclarecimento na unidade hospitalar de Nefrologia, constituída por elementos da equipa multidisciplinar dos quais devem fazer parte, pelo menos, um nefrologista, um enfermeiro, um técnico do serviço social e um nutricionista.

O objetivo desta consulta é a de esclarecer o utente sobre as diferentes modalidades de tratamento para que possa optar pela modalidade que melhor se adapta às suas necessidades.

 

Utente em início de diálise peritoneal

Na diálise peritoneal, o acolhimento deve ser feito pelo enfermeiro responsável, apresentado o utente à equipa cuidadora e mostrado o espaço físico onde irá fazer diálise peritoneal, o equipamento para realização da diálise peritoneal e, posteriormente, os cuidados a ter na execução da técnica, que pode vir a ser efetuada pelo próprio, no seu domicílio.

A diálise peritoneal no domicílio implica uma avaliação pela equipa multidisciplinar para averiguar a existência de condições físicas, psicológicas e sanitárias para a realização do tratamento pelo utente de forma autónoma. 

Para que um doente renal possa realizar a diálise peritoneal em casa deve ter as seguintes condições:

  • Existência de um espaço físico e condições de higiene e limpeza que possibilitem a sua realização.

  • Gestão do material que o doente necessita para a realização do tratamento e que deve requisitar o mesmo atempadamente à empresa fornecedora.

  • Uma divisão onde possa armazenar o material necessário para a realização do seu tratamento diário, e que inclui solutos dialíticos, equipamento (cicladora) e a medicação a administrar.

  • O utente deve ser capaz de realizar de forma autónoma a técnica. 

  • Conhecimento dos cuidados necessários que deve ter na realização da técnica e, especificamente, com o catéter de diálise peritoneal (como a realização do penso e a manipulação do cateter), de forma que a técnica seja bem-sucedida e sem complicações decorrentes para o utente.

Antes de iniciar esta técnica dialítica de forma autónoma, o utente necessita de várias sessões de treino no hospital junto da equipa de saúde e de demonstrar a sua aptidão para a realização da técnica e responsabilidade na sua execução.

O utente será o ‘seu próprio cuidador’ ou podemos até afirmar que o utente é o ‘seu próprio enfermeiro’, o que acresce bastante a sua responsabilidade e exigência requerida, não deixando de estar ao cuidado de uma equipa de saúde especializada na área, que o acompanha periodicamente. Nesta situação, o utente é visitado no domicílio e é também responsabilizado a comparecer na Unidade de Nefrologia para as consultas médicas, com a equipa de enfermagem, o controlo analítico regular e sessões de esclarecimento e demonstração prática dos cuidados efetuados.

O esclarecimento ao utente pode ser feito em várias sessões, dada a quantidade e complexidade da informação a apreender e deve ser feita de acordo com as possibilidades de cada um. 

O fornecimento de um guia de acolhimento e informação escrita como adjuvantes, tanto ao utente como aos familiares e cuidadores envolvidos contribui para um adequada apreensão e adesão ao tratamento.

 

Na maioria das situações vividas por estes utentes, o início deste processo é difícil de aceitar e lidar dada a quantidade de informação fornecida e a alteração nas rotinas pessoais de cada um. É, por isso, um desafio para o qual muitos não estão preparados, implicando um tempo de adaptação, que varia de acordo com cada um, com as suas expectativas e com os sistemas de apoio que tenham à sua volta. Desta forma, é essencial que toda a informação seja transmitida calmamente, de forma faseada e individualizada, sendo de suma importância a criação de um elo de confiança entre o utente e a equipa multidisciplinar. 


Raquel Videira - Enfermeira


Bibliografia:

 

Veja também:

Imagem de Zach Vessels via Unsplash