Certo dia, tudo mudou

A doença renal crónica deixou uma marca na vida dos impulsionadores deste projeto. Um transplante renal alterou a história do casal Paulo e Margarete e foi o ponto de partida de todo o projeto. Começava aqui uma nova etapa nas suas vidas marcadas pelos ensinamentos de um gesto simples, mas grandioso, a dádiva.

Após a recuperação, começaram a procurar formas de retribuir os ensinamentos desta experiência e contribuir positivamente para a vida das pessoas com doença renal. Procuravam algo que pudesse espelhar o sentido de missão que a causa renal se tornou para eles e foi assim que nasceu este projeto.

Neste percurso, encontraram uma amiga de longa data que se identificou com o projeto e juntos deram vida ao Pelo Rim, um espaço de informação e partilha onde todos podem conhecer e ligar-se à causa renal.

A nossa causa é Pelo Rim

O site Pelo Rim nasceu da vontade de informar sobre a doença renal no seu todo. O nosso objetivo é suprir a falta de informação através da criação de uma plataforma que concentre informação sobre os rins e a doença renal.

Com este site pretendemos que as pessoas com doença renal e as suas famílias possam encontrar a informação que necessitam para melhor entenderem e conviverem com a doença. Constituir um espaço de partilha por forma a combater a solidão e o isolamento que são típicos da doença renal crónica. Tornar os profissionais da saúde das diferentes áreas mais ligados entre si e mais próximos das pessoas com doença renal. Informar e sensibilizar a sociedade civil para a doença renal crónica e a importância de preservar a saúde dos nossos rins.

Pretendemos ser uma comunidade que liga as pessoas com doença renal, as suas famílias, os profissionais da saúde e a sociedade civil em torno da causa renal.

Independentemente do local onde se encontre: em casa, na sala de espera para a consulta, durante o tratamento da hemodiálise, nas suas férias, enquanto faz uma pausa no trabalho, ... Esteja onde estiver, a partir do seu computador, do seu telemóvel ou do seu tablet, pode aceder a informação diversificada sobre o tema renal, falar connosco e partilhar a sua história.

Este é o nosso pequeno contributo para uma doença que se prevê que, até 2040, se torne a quinta principal causa de morte prematura em todo o mundo.

Este site foi construído para si e a pensar em si.

Os fundadores do pelo rim

Margarete

Coordenadora do Pelo Rim

Quando foi diagnosticada ao Paulo a doença renal crónica, eu decidi que avançaria com o processo da dádiva de rim, quando chegasse o momento. E esse momento chegou. Foi uma decisão que sempre me transmitiu um sentimento de paz, que se tem mantido até hoje. Estou muito grata por tal oportunidade se ter proporcionado. Agradeço a todos os que têm olhado por mim.

Estou aqui Pelo Rim para informar sobre a doença renal e contribuir para a sua prevenção.

A minha história.

Paulo

Gestor do site Pelo Rim

O diagnóstico de doença renal crónica chegou em 2005. No final de 2012, após um ano de diálise, recebi o rim da minha mulher a quem estou eternamente grato. Agradeço à Margarete pelo ato de amor incondicional, a todos os profissionais que cuidaram e cuidam de mim e aos familiares, amigos e colegas de trabalho que me acompanham neste caminho.

Estou aqui Pelo Rim para partilhar a minha experiência e retribuir o que me foi dado.

A minha história.

Vanessa.jpg

Vanessa

Produtora de Conteúdos do Pelo Rim

Em criança, via o meu avô sair para a hemodiálise regularmente e com um saco cheio de medicamentos que ele tomava, religiosamente, várias vezes ao dia. Já adulta, vi alguém muito próximo abdicar da vida no país onde nasceu e onde desejava com todas as forças continuar por causa da doença. Ver o impacto da doença renal na vida de quem sofre dela fez-me querer ajudar.

Estou aqui Pelo Rim porque estar informado pode tornar o fardo mais leve.

 

Foto de Ian Schneider via Unsplash