Saúde Renal para Todos: Aumentar o Conhecimento para um Melhor Cuidado

Campanha mundial alerta para a importância da qualidade de vida na doença renal crónica reconhecida como um problema global de saúde pública.

Ouvir falar de Doença Renal Crónica não é o mesmo que compreender a doença, os seus efeitos e impactos. Neste último aspeto, existe ainda uma grande lacuna que todos nós podemos ajudar a preencher. Esse é o apelo da campanha para o Dia Mundial do Rim 2022, num ano marcado pelo mote de “Saúde Renal para Todos”. 

Aumentar os níveis de conhecimento sobre a doença abre maiores possibilidades de luta contra a própria doença, seja através da prevenção ou do tratamento.

Para que a lição de cuidar melhor dos nossos rins seja aprendida precisamos de professores e auxiliares dedicados, que é o mesmo que dizer que precisamos da comunidade científica e dos profissionais de saúde, mas também daqueles que, enquanto cidadãos comuns, estão envolvidos nesta causa e que podem e devem partilhar informação sobre a doença, ajudando direta ou indiretamente a minimizar o seu impacto sobre a saúde pública.

“Como podemos tomar melhores decisões de saúde?” É uma questão pertinente e cada vez mais presente. Podemos fazê-lo apostando na literacia em saúde, que permitirá a doentes e cuidadores a tomada de decisões mais informadas e conscientes. 

A literacia em saúde implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde, de forma a tomar decisões sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a qualidade de vida durante o ciclo de vida. 

Sabemos hoje, através da investigação, que nas doenças crónicas o nível de literacia tem um peso significativo na manutenção e qualidade de vida do doente. Sabemos também que a baixa literacia promove comportamentos de risco que estão na origem do desenvolvimento de muitas doenças agudas e crónicas. Entendemos cada vez melhor que a pessoa não deve ser um mero recetor de cuidados que outros determinam para si, mas sim, ter um papel ativo no seu percurso terapêutico.  

A promoção do conhecimento sobre a Doença Renal Crónica integra, com um elevado grau de relevância, uma abordagem holística na prevenção da doença e promoção da saúde, juntamente com outros fatores como o investimento em infraestruturas, nos profissionais e na ciência.

Este Dia Mundial do Rim 2022 vem relembrar-nos desta missão pessoal e coletiva e despertar-nos para a identificação de oportunidades estratégicas, desenvolvimento de estratégias e aplicação de medidas concretas que promovam o conhecimento e a saúde renal.


Pelo Rim