Prevenção e Controlo da COVID-19 nas Atividades Diárias

Desinfetar as mãos

 

Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19 nas Atividades Diárias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou o primeiro volume do manual “Saúde e Atividades Diárias - Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19”, onde apresenta as características gerais da doença e do vírus, bem como os gestos e os procedimentos que devem ser adotados diariamente pela população.

É do conhecimento público que o risco de transmissão aumenta com a exposição a um número acrescido de pessoas, especialmente em ambientes fechados, visto que a acumulação de pessoas e o contacto físico entre pessoas ou com superfícies contaminadas constituem fatores importantes de transmissão da COVID-19.

Entre as medidas preventivas, o manual destaca o distanciamento entre as pessoas, a utilização de equipamentos de proteção individual, a higiene pessoal, sobretudo a lavagem das mãos e a etiqueta respiratória, a higiene ambiental, como a limpeza e desinfeção, e a importância da monitorização feita por cada pessoa, no caso de surgirem sintomas sugestivos de COVID-19.

Na utilização dos equipamentos de proteção individual, o documento destaca os cuidados a ter na utilização das máscaras, viseiras e luvas.

O manual apresenta também as medidas de higiene pessoal e de higiene ambiental. Aqui, pode encontrar os cuidados a ter na desinfeção doméstica, como a descontaminação das zonas de contacto frequentes (maçanetas das portas, corrimões, interruptores de luz, comandos ou teclados), e na lavagem da roupa (em casa e nas lavandarias públicas).

Por último, o documento refere as medidas de prevenção a adotar com o tratamento de resíduos e os sistemas de ventilação e ar condicionado, salientando que em espaços fechados devem abrir-se as portas ou janelas para manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado. 

Ao longo do manual, é possível encontrar vídeos sobre os temas em questão, bem como cartazes para impressão.

Pela sua vulnerabilidade acrescida, os doentes renais crónicos devem ter cuidados reforçados, pelo que se torna ainda mais importante que estejam devidamente informados e que se protejam de forma adequada. 

O SARS-CoV-2 circula na comunidade, pelo que o levantamento das restrições aumenta ainda mais a responsabilidade individual e coletiva, porque simultaneamente aumenta o risco de contaminação. Importa que cada um cumpra a sua parte, para que não seja um agente de transmissão nem se coloque em risco de contrair a doença. Confie nas autoridades de saúde. Siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Pelo Rim 

Imagem de Christine Sandu via Unsplash