Hospital da Bonecada no Colombo para cuidar do “dói-dói” enquanto ensina os mais pequeninos

Hospital da Bonecada - Banner

O Hospital da Bonecada é um hospital modelo, que tem como missão eliminar a “síndrome da bata branca” nas crianças. As crianças levam os seus bonecos ao hospital para que possam ser tratados por estudantes de vários cursos da área da saúde que, neste jogo de faz de conta, assumem o papel de profissionais de saúde. Existem várias salas que pretendem reproduzir o que acontece num “hospital de verdade” e, de 25 de abril a 4 de maio, a iniciativa vai estar na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa. 

O Hospital da Bonecada conta com a participação de estudantes dos cursos das tecnologias da saúde (ciências biomédicas laboratoriais, dietética e nutrição, fisioterapia, imagem médica e radioterapia, ortóptica e ciências da visão), terapia da fala, ciências farmacêuticas, enfermagem, medicina, medicina dentária e psicologia. Participam, ainda, voluntários dos cursos de animação sociocultural e educação básica, que entretêm as crianças na Sala de Espera.

Esta iniciativa nasceu em 2001 inspirado no projeto Teddy Bear, originário da European Medical Students Association (EMSA). No ano letivo de 2006/2007 foi premiado com o Prémio Hospital do Futuro, concedido pela Sociedade Portuguesa de Pediatria. 

Na edição passada, o projeto cresceu exponencialmente acolhendo mais de 4000 crianças e contando com mais de 1000 estudantes universitários voluntários. Das várias atividades, salienta-se a edição principal que ocorreu no Colombo, entre os dias 21 e 29 de abril de 2018, assim como muitas outras mini edições realizadas na área da Grande Lisboa.

Dado o sucesso da edição de 2018, este ano, na 18ª edição, a equipa deste projeto vai organizar o hospital modelo sob o tema “A criança com doença crónica”. Parte dos lucros vão reverter para uma instituição de solidariedade social que desenvolve o seu trabalho nessa área. Em diversas zonas do país vão-se realizar mini edições como forma de inovar e elevar a qualidade deste projeto. Com o objetivo de preparar os jovens universitários para a sua participação no projeto e sensibilizá-los para este tema, teve lugar uma formação a 7 de abril deste ano, na Faculdade de Ciências Médicas. Contudo, o evento principal vai realizar-se entre os dias 25 de abril a 4 de maio de 2019, na Praça Central do Centro Comercial Colombo. O objetivo é a de conseguirem alcançar cerca de 5000 crianças. 

Familiarizar as crianças com ambientes hospitalares de forma positiva, consciencializá-las para a importância de cuidar da sua saúde e sensibilizá-las para o facto de que muitas crianças sofrem de doenças que as levam a permanecer por longos períodos nestes ambientes, é uma mensagem positiva e que pode ser transmitida de forma leve e em tom de brincadeira ao participar nesta iniciativa. Leve o seu filho, ajude-o a aprender mais sobre o mundo e brinque com ele.

 

E porque a doença renal não escolhe idade, recorde a história de Bruna Barata que enfrentou este desafio quando tinha apenas 11 anos de idade.

 
Hospital da Bonecada - Logo
 

 Pelo Rim