Exercício físico no pós-transplante

A subir escadas de sapatilhas - Exercício físico no pós-transplante

 

A literatura demonstra que a prática regular de exercício físico é benéfica para toda a população, mas especialmente para os doentes transplantados, com efeitos benéficos na sua qualidade de vida em geral. Todavia, inquéritos realizados na Europa a doentes transplantados e a doentes que aguardam em lista de espera para transplantação de um órgão sólido, mostram que muitos doentes não estão, ainda, plenamente conscientes dos enormes benefícios que a atividade física pode ter na sua saúde.

 

Dez benefícios da atividade física para os doentes transplantados

  1. Incentivo para melhorar o estilo de vida.

  2. Ajuda na reconstrução da vida social e no relacionamento com outras pessoas.

  3. Promove uma maior consciência do seu corpo.

  4. Melhora a saúde física e mental.

  5. Melhora o bem-estar emocional.

  6. Melhora a vida sexual.

  7. Reduz o risco de desenvolvimento de doenças crónicas, como resultado dos efeitos secundários do tratamento imunossupressor.

  8. Promove o melhor funcionamento e sobrevida do enxerto.

  9. Aumenta a atividade cardíaca e pulmonar.

  10. Aumenta a densidade óssea.

 

Existem vários tipos de atividade desportiva, devendo a escolha adequar-se ao gosto e às capacidades e limitações de cada um.

Depois de escolher uma atividade com que se identifica, fale com o seu médico assistente no sentido de analisar se há alguma contraindicação. 

O Conselho da Europa e o seu Comité de Transplantação de Órgãos elaborou o guia Exercite o seu caminho para uma melhor saúde pós-transplante onde pode encontrar os benefícios da prática da atividade física, bem como sugestões e recomendações. Esta organização defende e recomenda que a atividade física é o melhor caminho para melhorar o estado de saúde dos doentes. 

Um órgão doado é um presente de vida valioso. A prática regular de exercício físico, ligeiro a moderado, desempenha um papel fundamental na recuperação da saúde física e mental dos doentes transplantados.

Comité de Transplantação de Órgãos do Conselho da Europa

 

Pelo Rim

Imagem de Bruno Nascimento via Unsplash