Educar para a saúde é educar para a vida

Pessoas-Felizes.jpg

 

A saúde é um dos bens que mais prezamos e que desejamos uns aos outros. Às vezes, ter saúde é o que basta para estarmos bem. Mas será que fazemos tudo o que podemos pela nossa saúde? Afinal, ter saúde é muito mais do que não ter uma doença…

A educação para a saúde visa a transmissão de informação adequada ao entendimento dos indivíduos, com o objetivo de promover a saúde e de prevenir a doença, para que todos possam tomar decisões conscientes e autónomas sobre a sua saúde, contribuindo para a sua qualidade de vida.

Educar para a saúde é um processo complexo e, muitas vezes difícil, que passa pela modificação de comportamentos e de hábitos prejudiciais à saúde há muito adotados e que constituem os grandes fatores de risco para a maioria das doenças. Em simultâneo, é preciso informar a população, de forma clara e coerente, assim como desmistificar ideias sobre a causa das doenças, sobre os meios de diagnóstico e sobre os tratamentos. É crucial implementar estilos de vida saudáveis nas famílias, desde a infância e, com especial reforço, na adolescência.1

 

Esta é uma missão coletiva, uma responsabilidade dos cidadãos, das escolas, dos serviços de saúde, das autarquias e dos governantes. É uma responsabilidade à escala mundial, debatida nas várias conferências internacionais sobre promoção da saúde, onde se definem estratégias de ação.

 

Por isso, nunca é demais relembrar2:

  • faça uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras animais e rica em frutas, legumes e cereais;
  • beba bastante água;
  • pratique exercício físico regularmente e outras atividades de lazer, de preferência, ao ar livre;
  • durma pelo menos 7 horas por noite;
  • evite ambientes poluídos, tabaco, álcool e radiações solares;
  • faça um check-up regular à sua saúde e participe nos rastreios.

 

 

Vanessa Silva - Assistente social

 

 

Bibliografia:

  1. Peixoto, I. (2013). Educação para a Saúde: Contributos para a Prevenção do Cancro. Lusociência. Loures.
  2. Kottke, T., Baechler, C., Canterbury, M., Danner, C., et al. (2013). Healthy Lifestyles – 5th Edition/Updated May 2013. Acedido em 12 de fevereiro de 2015 no Website do: Institute for Clinical Systems Improvement: https://www.icsi.org/_asset/4qjdnr/HealthyLifestyles.pdf

 

 

Imagem: Shiny Happy People de buck82 sob licença CC BY-NC 2.0