O rim artificial pode ser uma realidade

Rim-Artificial.jpg

 

Rim artificial para transplantação pode ser uma realidade dentro de 5 anos

 

A Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar um rim artificial que poderá substituir os transplantes de dadores vivos ou cadáveres.

O responsável por esta investigação, o Dr. Shuvo Roy, disse ao site KidneyBuzz.com que o rim artificial deverá estar pronto dentro de cinco anos, altura em que estarão concluídos os ensaios clínicos.

"Quando os ensaios clínicos estiverem concluídos, o dispositivo estará disponível para os pacientes”, afirmou o Dr. Roy ao site.

Este avanço científico-tecnológico poderá ser a solução para muitos doentes e reduzir de forma drástica as listas de espera, um pouco por todo o mundo.

Os Estados Unidos serão os primeiros a disponibilizar desta tecnologia e a sua distribuição e fabrico internacional dependerá do sucesso da implementação deste novo dispositivo em doentes renais, mas também do acordo com os fabricantes estrangeiros.

O Dr. Roy está otimista quanto aos resultados do rim artificial e frisa que quem considera isto impraticável é por que está "desatualizado uma década ou mais."

"O projeto do rim artificial é um estudo multicêntrico, trabalho em equipa multidisciplinar, que envolve cientistas, engenheiros, veterinários, médicos e agências reguladoras. Iniciámos este projeto em 1999, com testes de bancada, e agora estamos na fase de sustentação da tecnologia em animais”, afirma o investigador, que espera ter o primeiro rim pronto a ser implantado em humanos em 2020.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem e Video: An implantable, artificial kidney de University of California sob Licença Padrão do YouTube