Promover a adesão à vacinação contra a COVID-19

DGS publica manual para promover a adesão à vacinação contra a COVID-19

DGS publica manual para promover a adesão à vacinação contra a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um manual sobre a Literacia em saúde e comunicação na promoção da adesão à vacinação contra a COVID-19, que explica o processo de desenvolvimento das vacinas e a forma como atuam os diferentes tipos de vacinas.

O documento apresenta recomendações para todos os que possam ter um papel fundamental na promoção da vacinação, com destaque para os profissionais de saúde, decisores e influenciadores das comunidades.

Em relação aos profissionais de saúde, o manual refere que (...) assumem um papel fundamental na promoção da vacinação, uma vez que são uma das fontes de informação em que as pessoas mais confiam no que diz respeito à vacinação em geral, sendo também um ponto de contacto com grande parte da população

Os profissionais de saúde devem, por exemplo, recomendar a vacina aos seus utentes, evidenciando os benefícios a nível individual e coletivo, e explicando que os mesmos são largamente superiores ao risco. Devem ainda priorizar as perspetivas dos utentes, procurando esclarecer dúvidas e receios que possam ter.

Ativar as competências da população para a literacia em saúde potencia o cumprimento das medidas de prevenção e controlo da COVID-19 e ajuda a garantir o sucesso da vacinação.
— DGS

A vacinação da população está também em larga medida dependente de diferentes atores, tais como os decisores, que planeiam onde e como a vacina deve ser disponibilizada, e dos influenciadores das comunidades, que são geralmente membros da comunidade que são respeitados e em quem os seus membros confiam, com quem partilham valores e se identificam. (DGS, 2021)

Efetivamente, os decisores e influenciadores nas comunidades desempenham um papel relevante na promoção da vacinação em todas as oportunidades, contribuindo para a redução das barreiras que possam impedir que algumas pessoas se vacinem.

Segundo a DGS, em contexto de pandemia, ativar as competências da população para a literacia em saúde potencia o cumprimento das medidas de prevenção e controlo da COVID-19 e ajuda a garantir o sucesso da vacinação.

O papel de todos, enquanto agentes da saúde pública, é reforçado ao relembrar que se a maioria das pessoas apoiar a vacinação, estarão a dar um sinal positivo a outras que podem estar mais relutantes, acrescentou.

De uma forma clara, simples e concisa, este manual disponibiliza informação sobre o processo e a importância da adesão à vacinação.



Pelo Rim



Imagem de CDC on Unsplash