COVID-19 e os doentes renais crónicos

Lavar as mãos

 

A doença COVID-19, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e que se transformou numa pandemia, afeta sobretudo as pessoas mais velhas e com problemas de saúde. Os doentes renais são, assim, particularmente suscetíveis.

 

Cuidados gerais

É muito importante que siga escrupulosamente os cuidados recomendados para a população geral.

  1. Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool e evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos não lavadas. 

  2. Evite o contacto próximo com as outras pessoas (mantenha uma distância de, pelo menos, 1 metro). 

  3. Pratique a higiene respiratória. Como? Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, descarte o lenço imediatamente num caixote do lixo fechado e lave ou desinfete as mãos.

  4. Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar. Caso esteja adoentado, mas não apresente estes sintomas, evite ir à Urgência e fique em casa.

 

Cuidados redobrados para os grupos específicos de doentes renais crónicos

Hemodiálise

Deve manter as sessões de hemodiálise como habitualmente. Faltar pode colocar em risco a sua vida. Mantenha a distância nos transportes e na sala de espera e higiene as mãos frequentemente.

 

Diálise Peritoneal

Se está assintomático e a diálise tem decorrido sem sintomas, a sua consulta de acompanhamento poderá e deverá ser cancelada e remarcada para outra altura. O seu nefrologista entrará em contacto com a empresa que lhe fornece o material para que não lhe falte nada neste período.

 

Transplantados Renais

Se as suas análises têm estado bem e está sem sintomas, a sua consulta de acompanhamento poderá e deverá ser cancelada e transferida para outra altura. O seu nefrologista entrará em contacto com a farmácia para que lhe sejam fornecidos os imunossupressores (idealmente enviados para casa), de forma a que não os interrompa neste período. É fundamental manter a medicação para não correr o risco de perder o rim transplantado.

 

Fique em casa! 

Os profissionais de saúde não lhe faltarão.

Não lhes falte também.

Ana Farinha - Nefrologista 

Imagem de 🇨🇭 Claudio Schwarz | @purzlbaum via Unsplash