Dia Mundial do Rim 2018: "Saúde da mulher – cuide dos seus rins"

DMR-2018-b.png
DMR-2018-e1520183059883.png

 

Em 2018, o Dia Mundial do Rim e o Dia Internacional da Mulher são comemorados no mesmo dia, oferecendo a oportunidade de destacar a importância da saúde das mulheres e, em particular, a saúde renal.

A mulher e os rins são as figuras principais do Dia Mundial do Rim, sendo o tema da campanha “A mulher e a doença renal – incluir, valorizar e capacitar”.

 

Sobre o Dia Internacional da Mulher

A data surgiu pela primeira vez a 19 de março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde então, o dia tem vindo a ser celebrado em vários países do mundo.

Esta data tem como objetivos reconhecer a importância e o contributo da mulher na sociedade, lembrar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito racial, sexual, político, cultural, linguístico e económico.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 oficializaram a data de 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

 

Sobre o Dia Mundial do Rim 2018

A doença renal crónica afeta cerca de 195 milhões de mulheres em todo o mundo e, atualmente, é a 8ª causa de morte em mulheres, causando 600 mil mortes femininas por ano. Segundo o Gabinete de Registo da Sociedade Portuguesa de Nefrologia 2016, em Portugal existem mais de 5000 mulheres sob técnicas de diálise e mais de 3000 mulheres transplantadas renais. Algumas conseguiram gestações com sucesso e adquiriram também o papel de mães.

Na celebração do 13º aniversário do Dia Mundial do Rim, esta organização une novamente as forças para promover o acesso equitativo à educação, cuidados e prevenção da saúde para todas as mulheres e jovens.

 

 

Neste dia sinta-se ainda mais orgulhosa. Ame a mulher que há em si. Ame os seus rins. Cuide da sua saúde.

 

 

Pelo Rim

 

 

Bibliografia: