Diabetes e o Rim
A diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por défice de insulina (ou resistência ao seu efeito), o que se traduz em níveis aumentados de açúcar no sangue (hiperglicémia).
É uma doença crónica, potencialmente grave, que, quando não tratada, pode trazer várias complicações: problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, cegueira, amputações ou insuficiência renal. A diabetes é, aliás, a causa mais comum de doença renal.
O envolvimento renal, denominado nefropatia diabética, evolui lentamente, sem dar sintomas, mas as alterações aparecem em análises: inicialmente na urina e depois no sangue. Daí que as pessoas que sofrem de diabetes devam fazer regularmente estas análises para detetar atempadamente alterações da função dos rins.
A nefropatia diabética não tem tratamento, por isso, a melhor forma de a evitar é preveni-la! Isso implica um controlo adequado das glicemias e da tensão arterial. Deve ainda haver o cuidado de evitar fármacos que possam ser deletérios para os rins.
Quando os rins deixam de funcionar, o doente diabético precisará de diálise ou de um transplante. Os doentes diabéticos tipo 1 (pâncreas não funcionante) podem ser candidatos a transplantação de rim e pâncreas simultaneamente, o que lhes permite tratar a doença renal e a diabetes.
A diabetes é uma doença comum, mas nem por isso menos séria.
Se é diabético, siga todos os cuidados do seu médico … PeloRim!
Ana Farinha - Nefrologista
Imagens: Diabetes de Practical Cures sob licença CC BY 2.0