Dia mundial da tuberculose
A 24 de março comemora-se o Dia Mundial da Tuberculose, cuja finalidade é a de alertar a sociedade civil para a doença e erradicá-la completamente.
Esta data tem um significado especial, na medida em que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose, marcando o início do diagnóstico e do tratamento da tuberculose. Em 1982, no centenário da data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose.
O que é a tuberculose e como se transmite?
- Trata-se de uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo da tuberculose ou bacilo de Koch.
- A transmissão ocorre por via aérea quando são libertados bacilos para o ar através do tossir, espirrar, falar ou cantar. Estes bacilos podem ser inalados por pessoas que podem vir a ficar infetadas (tuberculose latente). Nesta fase, as pessoas estão saudáveis, não tendo qualquer sintoma nem são contagiosas.
- Cerca de 10% dos indivíduos com tuberculose latente vão desenvolver a doença (tuberculose) no decorrer das suas vidas, sendo esse risco maior nos dois primeiros anos após a infeção.
A tuberculose em Portugal
Portugal faz parte dos países desenvolvidos com baixo risco de infeção por tuberculose e dispõe de um sistema de informação eficaz para monitorizar a doença. Apresenta-se no limiar da baixa incidência desta doença (20 casos/100.000 habitantes) com cerca de 2000 novos casos por ano. Os distritos urbanos são os mais afetados. Lisboa regista 31% de novos casos e o Porto 28%.
Apesar da diminuição observada na incidência da doença, o número de casos de tuberculose não é de menosprezar. Com o objetivo de reduzir os casos de doença em Portugal, segundo o relatório “Portugal em Números 2015 – Infeção VIH, SIDA e Tuberculose”, é fundamental o rastreio de infeção latente nas populações de risco identificadas, particularmente contactos de doentes com tuberculose, populações infetadas pelo VIH e pessoas candidatas a terapêuticas biológicas. É também de referir o sucesso terapêutico das formas multirresistentes, o que traduz o efeito da centralização destes casos em centros de referência para a tuberculose multirresistente.
Disponibilidade da vacina BCG
Este ano, foi implementada uma medida importante ao nível da prevenção com a distribuição da vacina BCG.
Segundo a Direção-Geral da Saúde, a partir de 12 de fevereiro deste ano, a vacina BCG passou a ser distribuída nos serviços de saúde e destina-se a crianças até aos seis anos de idade pertencentes a grupos de risco para a tuberculose como:
- crianças provenientes de países com elevada incidência de tuberculose;
- que coabitem ou convivam com portadores de infeção VIH/SIDA, pessoas que apresentem dependência de álcool ou de drogas ou tenham proveniência de países com elevada incidência de tuberculose nos últimos dez anos;
- pertencentes a comunidades com risco elevado de tuberculose;
- viajantes para países com elevada incidência de tuberculose.
As crianças de risco são identificadas pelas respetivas Unidades de Saúde, sendo convocadas para vacinação.
Na medida em que a tuberculose se trata de uma doença multidisciplinar, o “Programa Nacional para a Tuberculose” trabalha em colaboração com outras entidades de modo a melhorar a monitorização e os sistemas de vigilância da tuberculose, a melhorar a implementação de estratégias de controlo e eliminação da tuberculose, a providenciar e delinear orientações clínicas, normas de atuação e protocolos na área do diagnóstico, tratamento, rastreio e prevenção.
A prevenção da tuberculose em populações vulneráveis, o diagnóstico e o tratamento precoces do doente são passos fundamentais no controlo da doença no país.
Pelo Rim
Veja também:
- Tuberculose e a doença renal da nefrologista Ana Farinha.
Bibliografia:
Serviço Nacional de Saúde – Vacina BCG já disponível
Direção-Geral da Saúde – Folheto “Respire, é possível vencer a tuberculose”
Direção-Geral da Saúde – Disponibilidade da vacina BCG
Direção-Geral da Saúde – Newletter do Programa Nacional para a Tuberculose
Direção-Geral da Saúde – Portugal – Infeção VIH, SIDA e Tuberculose em números – 2015