Celebridades e doença renal

Passeio-das-Estrelas.jpg

 

Há quem diga que as celebridades são iguais a nós, ilustres desconhecidos. Será? Sim e não. As celebridades são diferentes e especiais em muitos aspetos, na exposição pública a que estão sujeitos, no talento e no estilo de vida, por exemplo. A saúde, no entanto, é um dos aspetos que nos coloca completamente em pé de igualdade. Celebridades ou não, todos podemos ser surpreendidos por uma doença e o seu tratamento muitas vezes não depende do dinheiro que podemos ou não despender para obter uma cura.

Para lembrar esse lado frágil das celebridades, damos-lhe a conhecer neste artigo alguns rostos bem conhecidos que por uma ou outra razão lidaram com a doença renal.

 

Tracy Morgan

Tracy Morgan
Tracy Morgan

O ator e comediante norte-americano Tracy Morgan fez um transplante renal em 2010, depois do agravamento do seu estado de saúde. Em 1996, Morgan foi diagnosticado com diabetes, uma das principais doenças ligadas ao desenvolvimento de doença renal.

Cerca de dez anos após o diagnóstico, o estado de saúde do ator tornou-se preocupante e foi necessário iniciar um tratamento à base de insulina. Apesar de ter melhorado o seu estilo de vida desde então, os maus hábitos que teve durante anos deixaram marcas irreversíveis.

Tracy Morgan candidatou-se ao transplante renal e acabou por fazer a intervenção em 2010.

 

Sarah Hyland

Sarah Hyland
Sarah Hyland

Sarah Hyland, conhecida por muitos como Haley Dunphy, uma das personagens principais da série Modern Family (“Uma Família Muito Moderna”), faz parte da nova geração de atrizes de sucesso, com apenas 24 anos.

O que alguns não sabem é que entre os 9 e os 21 anos, Sarah Hyland sofreu de doença renal, algo que a limitava em termos de saúde, mas que não a impediu de atingir o estrelato.

Em 2012, avançou para o transplante, recebendo um rim do pai, Edward James Hyland.

"Sabemos que a família vai estar aqui para nós independentemente do que aconteça. O meu pai deu-me um rim!", expressou a atriz numa das entrevistas que deu após a operação, agradecendo também o apoio dos amigos e do namorado.

Hoje, a jovem não tem quaisquer problemas de saúde e continua a trilhar um caminho promissor no mundo artístico.

 

Pelé

Pele
Pele

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido por Pelé, hoje com 75 anos, tem um historial clínico ligado à doença renal e, segundo o site Globo.com, vive com apenas um rim desde os tempos de jogador.

Em 2013, foi operado ao rim esquerdo para retirar cálculos (pedras nos rins) e em 2014 voltou a ter complicações ao nível renal após uma infeção urinária.

O lendário jogador de futebol, o único a conquistar o Mundial por três vezes com as cores do Brasil, recuperou a função renal após o tratamento e algumas sessões de diálise.

 

Natalie Cole

Natalie Cole
Natalie Cole

Natalie Cole herdou o talento do pai, o lendário Nat King Cole, mas viu a sua vida posta em causa pelo vício em heroína e cocaína. Nos anos 80, foi internada numa clínica de reabilitação para superar a adição, confessou a cantora na sua autobiografia, "Angel on My Shoulder", publicada no ano 2000.

Em 2008, revelou ter Hepatite C, doença que levou à degradação e perda total das funções renais. O transplante apresentou-se como a única solução, após um tratamento mal sucedido em que fazia hemodiálise três vezes por semana. A vencedora de oito Grammy Awards entrou assim para uma longa lista de espera para receber um transplante renal.

Meses mais tarde, acabaria por receber dois órgãos da sobrinha recém-falecida de uma das suas enfermeiras.

 

Lamar Odom

Lamar-Odom.jpg

O jogador de basquetebol Lamar Odom e marido de Khloe Kardashian foi recentemente diagnosticado com doença renal e poderá precisar de um transplante.

O diagnóstico foi feito depois do jogador ter sido encontrado inconsciente num bordel de luxo, alegadamente devido a uma overdose de drogas. O atleta está em recuperação há cerca de um mês, mas chegou a estar quatro dias em estado de coma.

Segundo a imprensa, a recuperação de Lamar tem tido bons resultados, o que leva a crer que poderá não haver necessidade de realizar o transplante renal.

 

Amy Purdy

Amy Purdy
Amy Purdy

Uma verdadeira guerreira. Amy Purdy tem uma impressionante história de vida e de superação. Aos 19 anos descobriu que desenvolvera uma forma de meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis, vulgarmente designada de meningococo, e sofreu um choque sético.

Como consequência, os seus rins deixaram de funcionar, o baço teve de ser removido e tiveram de lhe amputar ambas as pernas abaixo do joelho. Dois anos depois, o pai pôde ser seu dador, doando-lhe um rim.

Apesar de no momento mais crítico lhe terem dado apenas 2% de hipóteses de sobrevivência, Amy não só sobreviveu como conseguiu muitas conquistas daí em diante. Começou a praticar snowboard sete meses depois de ter recebido as próteses para as pernas e foi nessa modalidade que se destacou ao nível mundial, ganhando duas medalhas nos Jogos Paralímpicos.

Modelo, atriz, oradora motivacional, entre outras coisas, Amy foi também convidada a participar no programa “Dança com as Estrelas”, nos Estados Unidos, e foi uma das concorrentes a chegar à final.

 

Jonah Lomu

Jonah Lomu
Jonah Lomu

O ex-jogador de râguebi neozelandês faleceu devido a uma rara doença renal a 18 de novembro deixando o mundo, em especial os apreciadores de râguebi, de luto.

A morte de Jonah Lomu foi totalmente inesperada, apesar de ser conhecida a sua condição de doente renal que o obrigou a abandonar o desporto há 13 anos.

Em 2004, fez o primeiro transplante e, em 2012, soube-se que o seu estado se tinha degrado ao ponto de ter voltado a fazer diálise intensiva e de precisar de um novo transplante.

Lomu acabou por morrer subitamente aos 40 anos.

 

George Lopez

George Lopez
George Lopez

O apresentador norte-americano George Lopez, hoje com 54 anos, sofria de uma doença genética que levou à degradação da sua função renal e em 2005 teve de partir para o transplante.

O apresentador do The George Lopez Show recebeu um rim da sua esposa Ann Lopez.

 

Nick Cannon

Nick Cannon
Nick Cannon

Em 2012, o rapper e apresentador Nick Cannon teve internado primeiro com problemas nos rins e depois com um coágulo de sangue nos pulmões.

O ex-marido de Mariah Carey revelou que vai ter de conviver com o problema renal para o resto da vida e que é derivado de uma doença autoimune (lúpus).

Nick sente-se abençoado por estar vivo e grato por o problema ter sido descoberto a tempo.

 

 

Vanessa Colaço - Cofundadora do Pelo Rim

 

 

Imagem: Walk of Fame de Davide D'Amico sob licença CC BY-SA 2.0