Símbolos de Natal

 

Significado dos símbolos de Natal

 

As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais, como a ceia de Natal, a árvore de Natal, o Pai Natal, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalícias.

As decorações só são desfeitas a 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis e que assinala a chegada dos Três Reis Magos a Belém encerrando, assim, as festas do Natal.

 

Árvore de Natal

É um dos símbolos mais populares.

Normalmente, utiliza-se um pinheiro. A sua razão de ser deve-se ao facto do pinheiro simbolizar a vida, pois é uma das poucas árvores que se mantém sempre verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu na Alemanha. Na América Latina, apenas no século XX, teve início essa tradição.

Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas. Como parte da tradição, enfeita-se a árvore com bolas coloridas, neve artificial, luzes coloridas e outros adornos natalícios.

O dia de enfeitar a árvore varia de país para país. Enquanto nos Estados Unidos se enfeita a árvore de Natal no Dia de Ação de Graças, no Brasil é no 4º domingo antes do Natal - dia que marca o início do Advento. Em Portugal, manda a tradição que a árvore deve ser enfeitada a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição.

 

Presépio

Representa uma importante decoração natalícia. Mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

 

Estrela de Natal

Simboliza a estrela que guiou os reis magos até ao local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.

 

Velas de Natal

Tanto as velas de Natal como as outras iluminações simbolizam Jesus que afirmou ser ‘a luz do mundo’.

 

Músicas Natalícias

Constituem-se outro dos símbolos de Natal e as letras retratam as tradições das comemorações, o nascimento de Jesus, a paz, a fraternidade, o amor e os valores cristãos.

 

Pai Natal

É uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da véspera de Natal (a 24 de dezembro) ou no Dia de São Nicolau (a 6 de dezembro). Esta figura foi inspirada em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, de forma anónima, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro na chaminé das casas. Foi declarado santo depois de lhe terem sido atribuídos muitos milagres. A sua transformação em símbolo natalício aconteceu na Alemanha, tendo-se alargado para o mundo inteiro.

Enquanto São Nicolau era retratado com trajes de bispo, atualmente o Pai Natal é retratado como um homem rechonchudo, alegre, de barba branca e trajado com um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, cinto e botas de couro preto. Esta imagem tornou-se popular nos EUA e no Canadá no século XIX devido à influência da Coca-Cola que na época lançou uma imagem do bom velhinho com as vestes vermelhas. Esta figura tem-se mantido e é reforçada pelos meios publicitários.

Segundo a lenda, o Pai Natal mora no Extremo Norte, numa terra onde há sempre neve. Na versão americana, a sua casa é no Pólo Norte. Na versão britânica, o Pai Natal reside nas montanhas de Korvatunturi, na Lapónia, Finlândia. O Pai Natal vive com a sua esposa, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras. Outra lenda diz que ele faz uma lista das crianças de todo o mundo, classificando-as de acordo com o seu comportamento e que na noite da véspera de natal, distribui presentes a todas as crianças bem comportadas. O Pai Natal consegue este feito extraordinário com a ajuda dos elfos que fazem os brinquedos na oficina do Pai Natal e das renas que puxam o trenó. Todos os anos, as crianças enviam para os correios cartas endereçadas ao Pai Natal com pedidos de presentes.

 

Presentes de Natal

Os reis magos ofereceram presentes a Jesus e o bispo Nicolau (que deu origem ao Pai Natal) era conhecido por dar presentes. Trocar prendas é uma das tradições de Natal mais antigas.

 

Amigo Secreto

É cada vez mais comum entre amigos, colegas e familiares a brincadeira do ‘amigo secreto’. Consiste em selecionar o nome de uma outra pessoa (não pode ser o próprio) e oferecer-lhe um presente no dia de Natal ou no almoço de Natal. É comum que sejam dadas dicas sobre o amigo secreto, como características físicas ou da sua personalidade, até que se descubra quem é que deu determinada prenda a quem. Para tornar a brincadeira mais divertida, alguns dizem características totalmente opostas para confundir. Pensa-se que este jogo tenha tido origem nos povos nórdicos. Porém, faz também parte das tradições dos povos pagãos. A brincadeira tornou-se popular em 1929, em plena depressão onde não havia dinheiro para comprar presentes para todos. É uma forma de gastar pouco dinheiro e de passar tempo de qualidade em família.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagens (capa): Holiday Miniature Collage for Brown Paper Bag de hein sob licença CC BY-NC-ND 2.0 <sem nome> de Monette Enriquez sob licença CC BY-NC-SA 2.0 Christmas Card 2013 de hein sob licença CC BY-NC-ND 2.0

Imagens (mosaico): fiesta amigo secreto (36) de nanynany sob licença CC BY-NC-SA 2.0 Recitais e cantatas de fim de ano de Basileu França sob licença CC BY-NC 2.0 Presépio de Diogo Bezerra sob licença CC BY-SA 2.0 Winnie the Pooh Christmas Tree de jaliyaj sob licença CC BY 2.0 Candle light de Alesa Dam sob licença CC BY-NC-SA 2.0 Santa BOB de Karen Eric Lanning sob licença CC BY 2.0 Star de Mini Ozzy sob licença CC BY-SA 2.0 Presents from Mom de HeatherMG sob licença CC BY-NC-ND 2.0