Dia Mundial do Rim 2017
Este ano, o Dia Mundial do Rim promove a educação sobre as consequências prejudiciais da obesidade e a sua associação com a doença renal, defendendo um estilo de vida saudável e medidas de política de saúde que tornam comportamentos preventivos uma opção acessível.
Doença renal e obesidade
A obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode prejudicar a saúde. Em 2014, em todo o mundo, mais de 600 milhões de adultos eram obesos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou a obesidade como a epidemia global do século XXI, dada a sua elevada prevalência nos países desenvolvidos.
Trata-se de uma doença crónica que atinge homens e mulheres de todas as raças e de todas as idades, sendo um fator de risco importante para o desenvolvimento da doença renal, uma vez que potencia as principais causas da doença renal crónica, como a diabetes e a hipertensão, e tem um impacto direto no desenvolvimento da lesão renal.
Os rins dos indivíduos com obesidade têm de trabalhar mais, filtrando mais sangue do que o normal (hiperfiltração) para satisfazer as exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da função pode danificar o rim e aumentar o risco de desenvolver doença renal crónica a longo prazo.
Está em risco?
- Está acima do peso ideal?
- É hipertenso?
- Tem diabetes?
- Há história familiar de doença renal crónica?
- Fuma?
- Tem mais de 50 anos?
- Tem doença cardiovascular?
Se respondeu SIM a, pelo menos, uma questão, consulte o seu médico!
Estilo de vida saudável para rins saudáveis
A boa notícia é que a obesidade, bem como a doença renal crónica, em grande parte, podem ser prevenidas. A educação e a consciencialização dos riscos da obesidade e um estilo de vida saudável, incluindo nutrição adequada e exercício físico, podem ajudar dramaticamente na prevenção da obesidade e doença renal.
SIGA AS 8 REGRAS DE OURO
- Um bom início para a prevenção da doença renal crónica
- Pratique exercício físico regular
- Controle os níveis de glicose no sangue
- Vigie a sua tensão arterial
- Faça uma alimentação saudável e controle o peso
- Beba líquidos
- Não fume. Evite bebidas alcoólicas
- Não tome medicamentos sem conselho médico
- Consulte o médico regularmente para acompanhar a saúde dos seus rins
Alguns dados importantes a reter
- A doença renal crónica afeta 10% da população mundial.
- Em 2010, em todo o mundo, existiam 2,6 milhões de pessoas com insuficiência renal crónica terminal em diálise. É expectável que este número atinja o dobro para 5,4 milhões em 2030.
- 600 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela obesidade, das quais 220 milhões são crianças em idade escolar.
- As pessoas afetadas pela obesidade têm um risco aumentado em 83% de desenvolver doença renal crónica, em comparação com as que têm um peso saudável.
- A obesidade constitui-se como um fator de risco importante para o desenvolvimento de precursores importantes da doença renal crónica e da insuficiência renal crónica terminal, como a diabetes, a hipertensão e os cálculos renais.
- As estratégias para reduzir o excesso de peso e prevenir o desenvolvimento da diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, contribuem para a redução do risco da doença renal.
Cuide dos seus rins. Cuide de si. Previna a obesidade. Previna a doença renal.
Pelo Rim
Bibliografia:
- World Kidney Day. Kidney Disease and Obesity. Healthy Lifestyle for Healthy Kidneys. Disponível em: http://www.worldkidneyday.org
Veja também:
- Obesidade e os rins da nefrologista Ana Farinha.