Pelo Rim

View Original

Dia Mundial da Atividade Física

 

O Dia Mundial da Atividade Física celebra-se a 6 de abril. Este dia tem como finalidade promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.

A prática regular de atividade física apresenta muitas vantagens, entre as quais:

  • evita o excesso de peso e a obesidade;
  • previne o aparecimento de doenças;
  • reduz a tensão arterial;
  • melhora a autoestima;
  • reduz o stress;
  • contribui para uma melhor concentração e para o bem-estar físico e psicológico.

A inatividade física é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas a nível mundial e afeta tanto os países desenvolvidos como países em vias de desenvolvimento. A nível mundial, cerca de 30% dos adultos são fisicamente inativos.

 

Atividade física em Portugal

Em finais de 2015, o Observatório Global da Atividade Física (GoPA) divulgou o quarto Relatório Global da Atividade Física com informação detalhada sobre a atividade física em 131 países. Os dados mostram que quatro dos países mais ativos estão concentrados no sul e sudeste da Ásia e que cinco dos países menos ativos estão localizados na Europa. Em Portugal, 65% da população é fisicamente ativa.

O número de mortes associado à falta de atividade física é de 13,6%, em Portugal, segundo os dados divulgados. Estes resultados não se justificam apenas pela inatividade física, mas também pelo peso que esta questão acarreta ao sistema de saúde no plano populacional, bem como a uma perda de funcionalidade e de qualidade de vida num plano mais individual.

No que diz respeito a planos nacionais específicos para promover a atividade física, Portugal é um dos países que implementou um plano de atividade física – o Plano Nacional de Saúde que contempla o exercício físico nas suas preocupações. Adicionalmente, desde 2002 que são realizados estudos nacionais em matéria de atividade física.

 

Sobre o Observatório Global da Atividade Física 

O Observatório Global da Atividade Física é composto por um conselho de investigadores da atividade física do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston (EUA). O Observatório foi lançado em 2012, após a publicação da “Lancet Physical Activity Series”, que descreveu o cenário da inatividade física mundial. A organização tem como principal objetivo reduzir a inatividade física e o seu trabalho analisa três pontos fulcrais: investigação, políticas e vigilância.

 

Como combater a inatividade física?

O combate à inatividade física passa por uma ação conjunta de áreas como a educação, a saúde, os transportes e a desportiva.

Parte da solução deve começar nas escolas, no sentido de educar as pessoas para a prática do exercício físico. É conhecida a importância do exercício na cognição e aspetos relacionados. Por outro lado, a prática de desporto na escola é uma boa iniciativa para o envolvimento das crianças e adolescentes. Aliás, de um modo geral, o desporto contribui para a criação de laços entre os envolvidos e o alargamento da rede de contactos.

Muito importante é dar oportunidades e aconselhamento às pessoas para poderem ser mais ativas e descobrirem qual o desporto mais adequado para as suas vidas e do qual possam retirar prazer e satisfação.

 

Sugestões para o Dia Mundial da Atividade Física

Aproveite este dia para começar a praticar desporto. Neste dia, em particular, decorrem várias atividades físicas para promover a prática de exercício físico. Aulas em grupos e caminhadas são algumas das iniciativas desenvolvidas por municípios, associações desportivas e outras entidades para celebrar a data e levar as pessoas a praticarem desporto. Seja sozinho ou acompanhado, o obrigatório neste dia é mesmo fazer exercício físico.

Uma sugestão económica é fazer caminhadas. Com apenas 20 minutos de caminhada por dia, já se pode melhorar a qualidade de vida e ter resultados positivos em relação à saúde, mas existem outros comportamentos que pode tentar adotar no seu quotidiano, como por exemplo: trocar as escadas rolantes ou os elevadores pelas escadas, dar pequenos passeios, deixar o carro um pouco mais longe do seu destino, dar uma volta ao quarteirão depois das refeições.

Para descobrir qual a atividade física que melhor se adequa à sua vida e à sua maneira de ser, experimente várias modalidades até encontrar a melhor para si. Se a sua condição física exigir cuidados adicionais, aconselhe-se com o seu médico sobre a prática de desporto.

 

 

Pelo Rim

 

 

Veja também: