Dia da incontinência urinária

Torneira-a-pingar.jpg

 

O Dia da Incontinência Urinária comemora-se a 14 de março.

Este dia tem como objetivo sensibilizar o público para a incontinência urinária, alertar para os modos de identificar o problema, para os tratamentos apropriados, os impactos negativos na qualidade de vida dos afetados e para a prevenção do problema.

 

Em que consiste?

Designa-se por incontinência urinária qualquer perda involuntária de urina.

 

Tipos de incontinência urinária

Existem três tipos:

  • Incontinência urinária de esforço – perda de urina associada ao esforço físico por aumento da pressão abdominal e em que o esfíncter não tem força suficiente para suster a saída de urina. Verifica-se, sobretudo, nas seguintes situações: tosse, espirro, riso e salto. Para esta situação contribuem os traumatismos provocados pelo parto que acabam por ter uma relação direta com o problema da incontinência urinária, na medida em que favorecem a fragilização dos músculos da mulher.
  • Incontinência urinária por urgência – associada a uma vontade forte e urgente de urinar que não se consegue controlar. Mais frequente no idoso e está relacionada com o processo de envelhecimento dos órgãos.
  • Incontinência urinária do tipo misto – associação das duas anteriores.

 

Qual a incidência da incontinência urinária?

  • Pode atingir ambos os géneros e todas as idades.
  • Segundo o estudo mais recente, de 2005, a incontinência urinária afeta cerca de 600 mil portugueses.
  • O grupo de mulheres entre os 45 anos e os 65 anos é mais predominante e de maior visibilidade por se tratar de um período de maior atividade profissional e social da mulher. Nesta fase, por cada três mulheres incontinentes existe apenas um homem.
  • A razão de ser mais frequente nas mulheres que nos homens deve-se à sua própria anatomia.

 

Existe tratamento?

Sim! Atualmente, existem tratamentos mais fáceis e eficazes.

Existem formas de incontinência urinária que são tratadas com medicamentos orais ou administrados diretamente na bexiga e/ou técnicas de reabilitação.

O tratamento pode também passar pela cirurgia. Até há pouco tempo, o tratamento cirúrgico consistia em operações morosas e que implicavam dias de internamento, semanas de inatividade e longa convalescença. Felizmente, na última década, foram feitas importantes descobertas nesta área que se traduziram em cirurgias mais simples, que nem sempre implicam internamento e em que a vida normal é retomada poucos dias após a cirurgia. Os casos de solução mais complicada com tratamentos mais demorados são cada vez mais uma minoria.

 

Como prevenir?

Na área da saúde, a prevenção é uma palavra chave e também o é na incontinência urinária.

A prevenção da incontinência urinária de esforço na mulher pode ser feita sobretudo na fase após o parto, em que o tratamento ideal consiste na realização de treinos musculares perineais que, com persistência e a devida motivação, permitem alcançar bons resultados.

Na incontinência urinária por urgência há uma série de medidas preventivas que estão relacionadas com o dia a dia do afetado, normalmente idoso, que passam por adequar a ingestão de líquidos com um horário de micções, a toma de medicação diurética, a disposição do mobiliário da casa ou do lar e a acessibilidade a sanitários.

 

A incontinência urinária e a doença renal

Conhece a relação que existe entre a incontinência urinária e a doença renal? A nefrologista Ana Farinha explica tudo.

 

A incontinência urinária apresenta custos sociais e económicos elevados, na medida em que interfere em todas as vertentes da vida dos afetados. Impacta com a vida familiar e social, causa embaraço, afeta a autoestima e diminui a qualidade de vida. Por isso, é muito importante que fale sobre esta questão de forma aberta com o seu médico assistente que saberá pedir os exames necessários, prescrever as terapêuticas mais adequadas ou enviá-lo à consulta da Especialidade.

 

 

Se sofre de incontinência urinária, não tenha vergonha de pedir ajuda!! Doença não é vergonha. Lembre-se disso e, se tiver incontinência urinária, não esconda, procure o seu médico.

 

 

Pelo Rim

 

 

Bibliografia:

APNUG – Associação Portuguesa de Neurourologia e Uroginecologia - http://www.apnug.pt

Médicos de Portugal – http://medicosdeportugal.sapo.pt/

Monstros e Companhia - http://www.apurologia.pt/

 

 

Imagens: Drips de John K sob licença CC BY-NC-ND 2.0