Dia mundial da luta contra o cancro

Poster-World-Cancer-Day-2016.jpg

 

Em que consiste este dia?

O Dia Mundial da Luta Contra o Cancro celebra-se todos os anos a 4 de fevereiro, tratando-se de um evento global que une a população em torno da luta contra o cancro.

É uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) faz parte, e que é uma rede de cooperação internacional, composta por diferentes membros e organizações, e que contribui com discussões e encontros científicos direcionados para políticas de saúde na área da oncologia.

A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada a 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial contra o Cancro para o novo milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

A comemoração desta data tem como objetivos:

  • desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar acerca dos factos reais da doença;
  • criar oportunidades para se falar de cancro;
  • colocar a palavra ‘cancro’ a circular no vocabulário da sociedade civil e nos meios de comunicação social.

No entanto, o principal objetivo é salvar vidas humanas através da sensibilização e da educação, porque o cancro diz respeito a todos e, por isso, se torna fundamental reduzir o impacto que o cancro tem sobre as pessoas, as famílias e a sociedade em geral.

 

Dados sobre o cancro

  • A incidência de cancro tende a aumentar. O cancro é uma das principais causas de morte no mundo. Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem de cancro e estima-se que a doença é responsável por mais de 84 milhões de mortes entre 2005 e 2015.
  • Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados.
  • Estima-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20 a 40 anos, especialmente nos países em desenvolvimento, os menos equipados para lidar com o impacto social e económico da doença.

 

Iniciativas

O slogan “NÓS PODEMOS, EU POSSO” pretende explorar como individual e coletivamente se pode agir na luta contra o cancro.

Esta campanha baseia-se nos seguintes propósitos:

  1. Inspirar, motivar, agir.
  2. Desafiar perceções.
  3. Melhorar o acesso aos cuidados de saúde.
  4. Aderir aos programas de rastreio.
  5. Falar sobre cancro.
  6. Fazer escolhas saudáveis.
  7. Informar e impulsionar.
  8. Ajudar os outros.

 

Saiba em que consiste cada um destes propósitos na apresentação do “Dia Mundial Contra o Cancro”.

Saiba mais no site “World Cancer Day” da União Internacional Contra o Cancro.

Veja também Cancro e a doença renal da nefrologista Ana Farinha.

 

 

Pelo Rim