Pelo Rim

View Original

Transplante renal com dador incompatível

 

Foi feito em Portugal o primeiro transplante renal com dador incompatível

 

Foi no final de novembro de 2014 que aconteceu em Portugal, o primeiro transplante renal com incompatibilidade ao nível do sistema AB0. A cirurgia foi realizada no Hospital de Santo António, no Porto, e foi um sucesso, segundo noticiou o Jornal de Notícias (JN).

A estreia neste tipo de transplantes aconteceu em 1990, no Japão, e, depois disso, foram feitas em todo o mundo cerca de mil intervenções semelhantes. Agora, Portugal junta-se à lista de países a realizá-lo.

Regra geral, a compatibilidade sanguínea entre dador e recetor constitui-se como um requisito essencial no processo de transplantação. Os indivíduos do grupo sanguíneo 0 podem doar para qualquer pessoa, mas só podem receber do grupo 0. Já o grupo AB recebe de qualquer pessoa, o grupo A só recebe A ou 0 e o grupo B só recebe B ou 0. A incompatibilidade AB0 costuma ser um fator de exclusão para a dádiva de rim.

Contudo, uma nova técnica permitiu ultrapassar esta barreira e proporcionar o transplante renal entre duas irmãs com grupos sanguíneos diferentes (a paciente do grupo 0 recebeu o rim da sua irmã que é do grupo B).

A inovação consiste na eliminação prévia de anticorpos específicos no sangue do recetor, responsáveis pela possível rejeição do novo órgão. Além disso, o uso de medicamentos também contribui para impedir a produção dos anticorpos.

Uma outra alternativa para as situações de doentes renais com grupos sanguíneos diferentes dos potenciais dadores consiste na inscrição no programa de transplante renal cruzado.

 

Saiba mais em:

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2015-01-12-Transplante-renal-com-dador-incompativel

 

 

Vanessa Silva - Assistente social

 

 

Imagem: National Guard Kidney Transplant 114 de North Dakota National Guard sob licença CC BY-NC-SA 2.0