Incentivos à dádiva de órgãos

Donate-Life.jpg

 

Foram anunciadas, no Diário da República de 26 de fevereiro, um conjunto de medidas de apoio e incentivos à dádiva de órgãos em vida, criadas pelo Ministério da Saúde (Despacho nº 2055/2015).

Segundo o jornal O Metro, estas medidas destinam-se a dadores vivos e visam a recompensa dos gastos com deslocações para a realização de estudos de histocompatibilidade, de exames, cirurgias e consultas de seguimento do dador, assim como no alojamento e na alimentação durante o processo de doação. Será ainda garantido o pagamento dos dias de trabalho perdidos.

A Sociedade Portuguesa de Transplantação aprova as medidas e apela à rápida implementação das mesmas. Fernando Macário, presidente desta Sociedade, disse à Lusa que “é com enorme satisfação que ouvimos o anúncio de medidas de incentivo à dádiva de órgãos em vida, uma forma de doação que temos vindo a promover com a campanha Doar um rim faz bem ao coração e que pode contribuir para que os números da transplantação em Portugal sejam cada vez melhores”, lembrando que, só em Portugal, existem mais de duas mil pessoas à espera de um rim para transplante.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: the list de Karol Franks sob licença CC BY-NC-ND 2.0