A Páscoa

Páscoa.jpg

 

O significado da Páscoa

Constitui-se como a festividade mais importante para a religião cristã.

No Domingo de Páscoa celebra-se a Ressurreição de Jesus Cristo. A data é sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril. Este ano, comemora-se a 5 de abril.

No cristianismo, a Páscoa é precedida pela Quaresma, um período preparatório de jejuns e penitências que começa na Quarta-Feira de Cinzas, quarta-feira a seguir ao Carnaval, e que dura 40 dias (sem contar os domingos). Durante este período de tempo, os cristãos dedicam-se à penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

A semana antes da Páscoa, conhecida como Semana Santa, é muito especial na tradição cristã. O domingo anterior é o Domingo de Ramos. Os três dias antes da Páscoa, conhecidos como Tríduo Pascal, são a Quinta e a Sexta-Feira Santa mais o Sábado de Aleluia (dias 2, 3 e 4 de abril). Na Sexta-feira Santa, dia 3 de abril, os cristãos celebram a morte de Jesus na cruz.

Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta-feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.

 

Tradição Pascal em Portugal

Em Portugal, para além de todas as celebrações e significados da Páscoa, é também uma festa especial para os afilhados que costumam receber uma prenda por parte dos padrinhos e das madrinhas.

A Páscoa é uma época característica de presentes cerimoniais sobretudo de índole alimentar. Está associada a práticas alimentares em que os ovos, os folares, as amêndoas e o borrego ocupam os primeiros lugares. Com uma oferta tão vasta de alimentos, os cuidados com a alimentação dos doentes renais não devem ser descurados.

Tradicionalmente, para além das amêndoas (porque parecem ovos pequeninos) e dos ovos (símbolo da vida), existem o pão-de-ló e os folares que se oferecem às crianças (especialmente pelos padrinhos). Como no Domingo de Páscoa se celebra a festa da Ressurreição, que significa o “voltar à vida”, torna a comer-se carne: cabrito ou borrego, como nos tempos antigos.

 

 

Célia Lopes - Dietista

 

 

Imagem: Páscoa de Lá na Má Artes sob licença CC BY-NC-SA 2.0