Canadiana cria máquina para fazer hemodiálise em casa

Anya-Pogharian.jpg

 

O que inicialmente estava destinado a ser um “simples” projeto de liceu tornou-se uma invenção que pode beneficiar inúmeros doentes renais com problemas de mobilidade. Anya Pogharian, uma jovem de 17 anos residente no Canadá, construiu aquilo que podemos chamar de máquina de hemodiálise de trazer por casa e, para tornar a criação ainda melhor, o aparelho é de baixo custo. O site Boas Notícias conta a história desta jovem que, depois de ter feito um voluntariado num hospital local, começou a interessar-se por estas máquinas que fazem parte da vida de muitos doentes.

Após a leitura de vários manuais, a jovem idealizou o projeto, que demorou cerca de 300 horas a ser concebido, e começou a construi-la com recurso a acessórios simples como medidores de pressão arterial, bombas de sangue e filtros.

Esta máquina inovadora tem um custo de produção de 500 dólares (440 euros), um valor reduzido tendo em conta o preço base das máquinas convencionais, que rondam os 30 mil dólares (cerca de 27 mil euros), o que permite que as pessoas com fraca mobilidade possam adquiri-la e fazer o tratamento em casa.

"Quem o usar já não precisa deslocar-se até ao hospital, o que é muito vantajoso para pessoas com mobilidade reduzida", afirma a jovem criadora, citada pelo Boas Notícias.

Anya acredita que a sua criação pode mudar a forma como os doentes lidam com o tratamento e quer que a sua máquina seja comercializada em todo o mundo.

Entretanto, a jovem vai angariando prémios e distinções académicas e já foi convidada a realizar um estágio no Héma-Québec, organização que se dedica à procura de respostas para as necessidades da população do Quebéc ao nível sanguíneo.

"Agora, a população poderá beneficiar de um aparelho que vai ajudar a reduzir os custos com os médicos e hospitais. É uma excelente ideia", explicou Louis Thibault, diretor de pesquisa aplicada do Héma-Québec, numa entrevista CBC.

 

Video: An implantable, artificial kidney de Anya Pogharian sob Licença Padrão do YouTube

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: Anya Pogharian na 36ª Super Expo-sciences Hydro-Québec