O papel da alimentação nos níveis de potássio
Apesar da importância do potássio para o organismo, na doença renal, o potássio acumula-se no sangue. O equilíbrio dos níveis de potássio exige uma atenção especial por parte do médico assistente, uma vez que a hipercaliemia pode causar arritmia ou mesmo enfarte do miocárdio. Uma vez que está presente em quase todos os alimentos, há formas de preparação e confeção dos alimentos que têm um impacto relevante na alimentação dos doentes que necessitam controlar o aporte de potássio.
Saiba mais sobre o potássio
Neste folheto informativo, da autoria da Dra. Patrícia Valério, médica nefrologista, pode encontrar informação sobre:
O que é o potássio?
A relação do potássio com a doença renal crónica.
Como pode saber se o potássio está alto?
Alimentos pobres e ricos em potássio.
Dicas para reduzir a quantidade de potássio na dieta.
Tratamento da hipercaliemia.
Faça uma alimentação consciente.
A informação e sugestões apresentadas não dispensam a consulta do seu médico.
Pelo Rim
Bibliografia:
Candeias, V. E Morais, C. (s.d.). Informação sobre minerais. Divisão de Promoção e Educação para a Saúde da Direção Geral da Saúde.
Direção-Geral da Saúde (DGS). (2018). A importância do potássio e da alimentação na regulação da pressão arterial. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável/Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares.
Mira, A.R.; Garagarza, C.; Correia, F.; Fonseca, I. (2017). Manual de nutrição e doença renal. Associação Portuguesa do Nutricionistas.
National Kidney Disease Education Program (NKDEP). (2011). Potassium: Tips for people with chronic kidney disease (CKD).