Cuidados à pessoa com doença renal crónica terminal em hemodiálise

Cuidados-à-pessoa-com-DRC-terminal-em-hemodiálise.png

 

Em agosto de 2016 a Ordem dos Enfermeiros (OE) lançou o livro intitulado “Guia Orientador de Boa Prática - Cuidados à pessoa com doença renal crónica terminal em hemodiálise”, que se assume como “uma importante ferramenta para melhorar práticas e dar resposta a uma necessidade há muito identificada pelos enfermeiros que trabalham nesta área”.

Trata-se de um trabalho desenvolvido por iniciativa da Mesa do Colégio da Especialidade em Enfermagem Médico-Cirúrgica (MCEEMC) da Ordem dos Enfermeiros do mandato 2012/2015.

Os objetivos principais, definidos por altura da realização do projeto, foram analisar a evidência científica disponível relativa ao cuidado à pessoa com doença renal crónica em terapia substitutiva por hemodiálise e elaborar um guia orientador de boas práticas de enfermagem à pessoa com doença renal crónica em hemodiálise, apoiado na evidência científica.

O livro contém seis capítulos principais que abordam os temas seguintes:

  • Requisitos exigidos aos profissionais de enfermagem para a prestação de cuidados à pessoa com doença renal crónica terminal em tratamento de hemodiálise.
  • Dotações seguras de enfermagem na prestação de cuidados à pessoa submetida a tratamento por hemodiálise.
  • Admissão da pessoa com doença renal em programa de hemodiálise.
  • Acessos vasculares para hemodiálise.
  • Cuidar a pessoa com doença renal crónica na sessão de hemodiálise.
  • Prevenção e controlo de infeção e resistência aos antimicrobianos.

 

Consulte o e-book:

 

Pelo Rim