Pelo Rim

View Original

Dieta mediterrânica pode ser segredo para prevenir a doença renal

 

O risco de doença renal crónica ou a degradação prematura da saúde dos rins podem ser reduzidos em cerca de 50% com a adoção de uma dieta mediterrânica. A notícia, avançada pelo portal Boas Notícias, faz referência a um estudo desenvolvido pela Universidade de Columbia, nos EUA, publicado na íntegra no Clinical Journal of the American Society of Nephrology (CJASN). A diabetes e a hipertensão são fatores de risco que continuam a ser preocupantes, apesar dos avanços da medicina no que toca à proteção contra a doença. Este estudo vem elucidar-nos sobre as ferramentas que podem ser usadas na prevenção da doença renal.

As conclusões, divulgadas pelo Boas Notícias, tiveram por base a análise dos diversos tipos de dieta adotados por 900 pessoas durante 7 anos, verificando e estudando a reação renal a cada uma delas.

Minesh Khatri, coordenadora do estudo, revelou que existe uma redução até 50% do risco de doença renal com o aumento da ingestão de pratos que se enquadram na dieta mediterrânica.

"Há evidências crescentes que apontam para o facto de uma dieta pobre estar relacionada com doenças renais, mas ainda é preciso perceber se os benefícios da dieta mediterrânica podem também estender-se à saúde destes órgãos", explica Khatri e a sua equipa.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: bread and oil - slice of bread seasoned with olive oil and oregano de Porto Convention & Visitors Bureau sob licença CC BY-NC-ND 2.0