Doentes renais podem esperar quatro anos por um transplante
Atualmente, a lista de doentes que aguardam um transplante renal chega às duas mil pessoas e a espera pode ser de quatro anos, avança o Diário de Notícias. Se, em 2009, Portugal se posicionava em segundo lugar ao nível mundial em termos de transplantes renais, a queda em quatro anos foi de mais de dez lugares, ficando em 2013 no 13º lugar do ranking. O Diário de Notícias informa que, por cada milhão de habitantes, 42,5 doaram um rim e apenas 4,8 em vida. Perante estes números, Portugal ocupa agora o 45.º lugar no ranking das dádivas em vida. Em 2009, também este cenário era mais positivo, ocupando Portugal o segundo lugar a nível mundial em relação a dadores vivos e o primeiro em dadores cadáveres.
O presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação disse ao Diário de Notícias que “em média, a espera para transplante é de cerca de quatro anos, embora seja dada prioridade aos doentes pediátricos”.
“Por muito que nos esforcemos, nunca teremos órgãos suficientes. Hoje, temos mais doentes em diálise”, esclareceu Hélder Trindade.
Pelo Rim
Imagem: Take your time #2 de Francesco Lodolo sob licença CC BY-NC-SA 2.0