Dia dos Namorados

Rosa.jpeg

 

Em que consiste este dia?

O Dia dos Namorados celebra-se todos os anos a 14 de fevereiro, tratando-se de uma data que comemora os afetos, em particular, o amor. É comum os casais trocarem mensagens, cartas, presentes e outras ofertas. Também é conhecido por Dia de São Valentim.

 

Um pouco de história...

A história deste dia remonta ao século III D.C. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos durante a guerra, com o objetivo de angariar mais soldados para as suas tropas, pois acreditava que os soldados solteiros eram melhores combatentes.

Um bispo da época, chamado Valentim, decidiu não seguir este decreto imperial, realizando casamentos. Acabou por ser descoberto, tendo sido preso, torturado e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens enviaram flores e cartas como forma de manifestarem a sua crença no amor. Entre essas pessoas, estava uma jovem cega, filha do carcereiro, a qual conseguiu permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e a jovem, milagrosamente, recuperou a visão. Antes da sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para a jovem, na qual assinava “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado a 14 de fevereiro de 270. O bispo Valentim foi considerado mártir pela Igreja Católica.

 

O Dia dos Namorados pelo mundo

Muitas são as tradições associadas ao dia de São Valentim, variando de país para país.

No Brasil, esta data é comemorada a 12 de junho, véspera do dia de Santo António, o santo casamenteiro.

No Japão, este dia é celebrado desde 14 de fevereiro de 1936. É tradição serem as mulheres a declarar o seu amor aos companheiros. Os “giri choco” ou chocolates de cortesia/obrigação são muito populares.

Em Itália, as pequenas comunidades, fazem um grande banquete neste dia.

Na Dinamarca, a tradição manda que devem ser enviadas flores prensadas umas às outras.

No Reino Unido, desde a idade média que podem ser observadas celebrações neste dia. Em Inglaterra, era costume as crianças andarem a cantar de porta em porta vestidas de adultos. No País de Gales, os apaixonados trocavam presentes como colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, o que significava “Só tu tens a chave do meu coração”.

Na Idade Média, em França e na atual Inglaterra, no dia 14 de fevereiro, os jovens sorteavam os nomes dos seus pares e estes eram cosidos nas mangas durante uma semana. Se alguém trouxesse um coração costurado na camisola, isso significava que essa pessoa estava apaixonada.

Mas é nos Estados Unidos onde se vive mais esta tradição. Nos dias que antecedem esta data, as lojas abastecem-se de cartões, flores e chocolates para que os enamorados possam mimar-se nesta data especial. A principal tradição é mesmo o envio de cartões às caras metades. Foi nos Estados Unidos que se assistiu ao auge comercial associado a esta data. Em meados do século XIX, Esther A. Howland, foi a pioneira desta produção massificada de cartões de S. Valentim (os chamados “valentines”), seguindo a tradição vinda de Inglaterra para as colónias americanas, permitindo que hoje seja essa a forma de eleição de manifestar o amor no Dia dos Namorados.

Parte destas tradições desapareceram por completo, outras mantiveram-se inalteradas através dos tempos, mas numa época de avanço tecnológico, as tecnologias são um importante veículo de transmissão dos afetos.

 

Proposta do Pelo Rim para celebrar este dia

É muito comum a troca de cartões e presentes como as tradicionais caixas de bombons, mas há outras formas de celebrar este dia. O Pelo Rim propõe uma mistura de prazeres da vida: gastronomia, música e cinema.

A gastronomia é um dos grandes prazeres da vida. O prazer da comida pode ser o ponto de partida para um Dia dos Namorados muito romântico. Se a ideia é ficar no aconchego do lar, comece a pensar numa refeição e surpreenda a sua cara metade. Não se atrapalhe com ideias muito rebuscadas. Na preparação da refeição não esqueça todos os cuidados que os doentes renais crónicos têm de ter com a alimentação, mas o Pelo Rim dá uma ajuda com uma sobremesa deliciosa, amorosa e muito fácil de preparar “Trufa gelada com natas e morangos”. Experimente!

Acompanhe a sua refeição com música, que irremediavelmente está associada às emoções e, como é óbvio, ao amor. O Pelo Rim dá duas sugestões: “Thank Your Lucky Stars” de Thomas Anahory e, depois da refeição, porque não uma sessão de cinema, a arte que se inspira na vida? As relações humanas sempre foram o argumento ideal para histórias no grande ecrã. Escolha um filme que sabe que agrada aos dois.

Todos os dias são bons dias para manifestarmos o apreço e o amor que sentimos uns pelos outros, mas para os menos expressivos, este dia pode ser uma ajuda.

O Dia de São Valentim é, acima de tudo, um dia dedicado aos afetos. Por isso, se há alguém que seja especial na sua vida, com quem se sinta bem quando está na sua companhia, que o ajuda a levar a sua vida para a frente, que o anima e que o compreenda, então, aproveite este dia para agradecer o facto de essa pessoa fazer parte da sua vida.

Para os que estão com a sua saúde mais fragilizada, este é também um excelente dia para dar um abraço mais demorado, um beijo mais sentido ou fazer um telefonema sem razão aparente, só para dizer que nos lembrámos da pessoa.

 

 

O Pelo Rim deseja a todos um bom Dia de São Valentim!

 

 

Pelo Rim

 

 

Veja também: