Dia Europeu da Doação e Transplantação chega a Lisboa

EODD-2015-Logo.jpg

 

Chegou a vez de Lisboa de receber as celebrações

Depois de Roma (2014), Bruxelas (2013) ou Tbilisi (2010), chegou a vez de Lisboa receber as celebrações do Dia Europeu da Doação e Transplantação, uma data dedicada à divulgação e sensibilização da população para a necessidade de engrossar as listas de dadores um pouco por todo o velho continente.

A cerimónia oficial de abertura é o pontapé de saída nas atividades do dia 10 de outubro, reunindo dadores e profissionais para uma homenagem que contará com intervenções de Hélder Trindade, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, e de Fernando Macário, presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Seguem-se as intervenções do Representante do European Directorate for the Quality of Medicines and HealthCare e do presidente da Câmara de Lisboa.

As atividades de rua vão desenrolar-se entre as 12h e as 17h em vários pontos da cidade. Destaque para a exposição fotográfica “35 anos de transplantação – Arte em imagens” e para os stands de rua que estarão abertos aos interessados em saber mais sobre doação e transplantação.

“Doação de órgãos no Século XXI” é o tema da sessão científica que inicia às 14h00, com painéis de discussão sobre “Doação de Órgãos – Até onde podemos ir?”, “Tráfico de Órgãos e Turismo de Transplante”, “O transplante para além da imunologia” e “35 anos de atividade de transplantação em Portugal”.

Esta iniciativa reunirá especialistas e responsáveis pela transplantação no contexto nacional e internacional, promovendo o debate e a partilha de ideias e, quem sabe até, lançar as primeiras redes para futuras parcerias entre instituições e profissionais da área.

Chegou a vez de Lisboa receber o Dia Europeu da Doação e Transplantação, dia dedicado à sensibilização para a necessidade de engrossar as listas de dadores.
Chegou a vez de Lisboa receber o Dia Europeu da Doação e Transplantação, dia dedicado à sensibilização para a necessidade de engrossar as listas de dadores.

 

Mais informações no site português do Dia Europeu da Doação e Transplantação 2015:

http://www.eodd2015.pt/pt/

 

Mais informações no site do EDQM - European Directorate for the Quality of Medicines and HealthCare:

https://www.edqm.eu/en/events/european-day-organ-donation-eodd-2015

https://www.edqm.eu/en/news/european-day-organ-donation-and-transplantation-2015

 

 

Pelo Rim