Férias e deslocações com doença renal

2CV.jpg

 

Férias e deslocações - cuidados gerais

 

Muitos doentes com doença renal crónica e que fazem tratamento de diálise, naturalmente, pensam que os tratamentos condicionam as suas deslocações. Mas a verdade é que não tem de ser assim. É importante capacitar e encorajar os doentes a partirem de férias e a deslocarem-se, pois ao fazê-lo estão a dar mais um passo para recuperar a normalidade nas suas vidas. É normal que a primeira vez seja a mais difícil, mas depois tudo se torna mais fácil.

Seja por motivos de férias, profissionais ou outros que obriguem os doentes a deslocarem-se dentro ou fora de Portugal, são aqui deixados seis cuidados gerais que deve ter em consideração:

 

  • Faça uma checklist antes de partir em viagem, com tudo o que leva na mala.

 

  • Leve a medicação necessária para o dobro dos dias acompanhada da prescrição (pelo princípio ativo, isto é, nome genérico do medicamento) assinada pelo seu médico. Tenha atenção às necessidades específicas de conservação e validade dos medicamentos.

 

  • Se vai viajar de avião, leve parte dos medicamentos consigo, na bagagem de mão. Atenção se leva medicamentos líquidos, pois só é permitido levar consigo embalagens até 100 ml.

 

  • Se vai para zonas de calor e/ou de praia, tenha atenção às horas de maior calor para não desidratar, (hidrate-se adequadamente) tendo também o cuidado de proteger o acesso vascular, sem esquecer a utilização de óculos de sol, chapéu e protetor solar com o fator de proteção solar (FPS) adequado.

 

  • Procure informar-se ou contacte o estabelecimento de destino sobre refeições e alimentos disponíveis no local para onde vai de férias, de forma a poderem estar adaptadas às suas necessidades específicas.

 

  • Tenha atenção à proveniência da água ingerida, gelo adicionado nas bebidas, alimentos e à sua preparação e confeção. Em caso de dúvida, prefira água engarrafada. Tenha especial cuidado com o marisco, saladas, gelados e todos os alimentos vendidos na rua que possam não estar em condições de higiene e conservação ótimas.

 

 

Aproveite para relaxar e desfrutar de umas boas férias.

 

 

Raquel Videira - Enfermeira

 

 

Veja também:

 

 

Imagem: Sintra, Portugal de Marcelo Druck sob licença CC BY-NC-ND 2.0