Sobre nós

Sobre nós

Desenho Rim

Certo dia, tudo mudou

O dia 5 de dezembro de 2012 assumiu um significado especial para os impulsionadores deste site e foi, de certo modo, o ponto de partida de todo o projeto.

Um transplante renal alterou a história do casal Paulo e Margarete e o dia da operação tornou-se mais importante que o dia do próprio casamento ou nascimento. Começava aqui uma nova etapa nas suas vidas marcadas pelos ensinamentos de um gesto simples, mas grandioso, a dádiva.

Após a recuperação, começaram a procurar formas de retribuir os ensinamentos desta experiência e contribuir positivamente para a vida dos doentes renais. Procuravam algo que pudesse espelhar o sentido de missão que a causa renal se tornou para eles e foi assim que nasceu este projeto.

Neste percurso, encontraram uma amiga de longa data que se identificou com o projeto e juntos deram vida ao Pelo Rim, um espaço de informação e partilha onde todos podem conhecer e ligar-se à causa renal.

 

A nossa causa é Pelo Rim

O site Pelo Rim nasceu da vontade de informar sobre a doença renal no seu todo. O nosso objetivo é suprir a falta de informação, por um lado, e, por outro, criar uma plataforma onde possa encontrar informação que já existe, mas de forma dispersa.

Com este site pretendemos que os doentes renais e as suas famílias possam encontrar a informação que necessitam para melhor entenderem e conviverem com a sua doença. Constituir um espaço de partilha para os doentes e as suas famílias por forma a combater a solidão e o isolamento que são típicos da doença renal crónica. Tornar os profissionais da saúde das diferentes áreas mais ligados entre si e mais próximos dos doentes. Informar e sensibilizar a sociedade civil para a doença renal crónica.

Pretendemos criar uma comunidade que ligue os doentes, as suas famílias, os profissionais da saúde e a sociedade civil em torno da causa renal.

Independentemente do local onde se encontre: em casa, na sala de espera para a consulta, durante o tratamento da hemodiálise, nas suas férias, enquanto faz uma pausa no trabalho, … Esteja onde estiver, a partir do seu computador, do seu telemóvel ou do seu tablet, pode aceder a informação diversificada sobre o tema renal, falar connosco, partilhar a sua história.

Este site foi construído para si e a pensar em si!

Margarete

Margarete

Análises Clínicas e Qualidade

No momento em que foi diagnosticado ao Paulo a doença renal crónica, decidi que quando chegasse o momento, avançaria com o processo da dádiva de rim. Foi uma decisão que sempre me transmitiu um sentimento de paz, que se tem mantido até hoje. Estou muito grata por tal oportunidade se ter proporcionado. Agradeço a todos os que têm olhado por mim.

A minha história.

Estou aqui Pelo Rim para colocar alguns dos meus talentos à disposição de quem precisa e poder fazer a diferença.  Conheça mais…

Paulo

Paulo

Informática e Gestão | Recrutamento e Staffing

O diagnóstico de doença renal crónica chegou em 2005. No final de 2012, após um ano de diálise, recebi o rim da minha mulher a quem estou eternamente grato. Agradeço à Margarete pelo ato de amor incondicional, a todos os profissionais que cuidaram e cuidam de mim e aos familiares, amigos e colegas de trabalho que me acompanham neste caminho.

A minha história.

Estou aqui Pelo Rim para retribuir o que me foi dado. Conheça mais…

Vanessa

Vanessa

Ciências da Comunicação | Jornalismo

Em criança, via o meu avô sair para a hemodiálise regularmente e com um saco cheio de medicamentos que ele tomava, religiosamente, várias vezes ao dia. Este foi o meu primeiro contacto com a doença renal. Já adulta, vi alguém muito próximo abdicar da vida no país onde nasceu e onde desejava com todas as forças continuar por causa da doença. Ver o impacto da doença renal na vida de quem sofre dela fez-me querer ajudar.

Estou aqui Pelo Rim porque estar informado pode tornar o fardo mais leve. Conheça mais…

Os nossos amigos Pelo Rim

Os conteúdos são escritos por profissionais da saúde que, voluntariamente, colocam o seu conhecimento científico e a sua experiência à disposição de todos os que consultam este site. Os nossos autores querem criar uma ligação consigo pelo que tem aqui a oportunidade de os conhecer um pouco melhor.

 Ana Farinha 

Médica Nefrologista
O apoio e suporte ao doente e à família, para além da atividade clínica, é tão ou mais importante para alcançarmos o nosso objetivo: ajudar a pessoa que vive com doença renal crónica a ter uma vida melhor. Conheça mais…

 Ana Moreira 

Professora | Área Científica de Dietética
Acredito que é possível melhorar a qualidade de vida do individuo com doença renal e que a adoção de uma alimentação adequada pode ser um contributo importante. Conheça mais…

 André Coelho 

Professor | Área científica de Farmácia
O desenvolvimento farmacológico nas últimas décadas tem prestado um contributo inquestionável (…) em situações como a doença renal e a transplantação renal. Conheça mais…

 André Novo 

Enfermeiro, Professor e Investigador
Abraço com todo o entusiasmo qualquer projeto que sirva para melhorar a vida das pessoas com doença renal crónica. Conheça mais…

 Andreia Cardoso 

Psicóloga Clínica
Considero fundamental poder partilhar informação e conhecimento com outros profissionais e fornecer informação pertinente e útil para as pessoas com doença renal e os seus familiares. Conheça mais…

 Andreia Pinheiro 

Assistente Social
Acredito que aprendemos quando partilhamos as nossas vivências. Defendo que a vida consiste na partilha do que aprendemos, porque quando partilhamos, acabamos também por receber. Conheça mais…

 Carmen Guerra 

Dietista
Não poderia deixar de aceitar colaborar neste projeto que assenta na partilha de conhecimentos e experiências que considero ser tão enriquecedor. Conheça mais…

 Célia Lopes 

Dietista
A minha experiência profissional é diversificada na área da nutrição clínica, alimentação coletiva, investigação científica, ensino e formação. Conheça mais…

 Custódio Quibina 

Assistente Operacional
Colaboro com este projeto, porque há muitos jovens na mesma situação que eu e quero dar a conhecer a minha história para que outros não se sintam sós. Conheça mais…

 Flora Correia 

Nutricionista
Enquanto nutricionista, a colaboração com um projeto que aborda os temas de um modo compreensível, mas rigoroso, para doentes e população em geral, é tão ou mais estimulante do que a publicação de trabalhos em revistas destinadas à comunidade científica. Conheça mais…

 Gabriela Paim 

Assistente Social
Pretendo ajudar e contribuir para uma melhor integração do utente nesta fase da sua vida e ajudá-lo a saber lidar com a doença de uma forma mais positiva. Conheça mais…

 Inês Moreira 

Dietista
Trabalho em hemodiálise há cinco anos. Trabalho em conjunto com várias equipas multidisciplinares em Nutrição Clínica em diferentes clínicas privadas e estou ligada a diferentes projetos na área da nutrição comunitária. Conheça mais…

 João Viana 

Professor e Investigador
Identifico-me muito com a causa e considero o projeto muito interessante, na medida em que visa proporcionar informação atualizada aos doentes renais, aos seus familiares e a todos os interessados na doença renal. Conheça mais…

 Liliana Costa 

Lutadora
Considero que todas as histórias podem ajudar aqueles que as quiserem conhecer e espero poder ajudar os outros compartilhando as minhas experiências. Conheça mais…

 Lea Caniço 

Nutricionista
O rim é o filtro do nosso organismo, sendo um dos nossos principais órgãos de desintoxicação. A relação da saúde dos nossos rins com a alimentação e o estilo de vida é muito estreita, seja na causa como no tratamento. Conheça mais…

 Maria do Céu  

Metrologista
Metrologista no Departamento de Metrologia do Instituto Português da Qualidade desde 1994, tendo desenvolvido as suas actividades nas vertentes da Metrologia científica, aplicada e legal. Conheça mais…

 Mariana Martins 

Médica Pediatra
A prevenção para a saúde é um dever de todos os médicos. Quanto mais informados estiverem os doentes e as suas famílias melhor poderemos trabalhar em conjunto para a melhoria da saúde de cada indivíduo. Conheça mais…

 Raquel Videira 

Enfermeira
É de suma importância a existência de projetos que visem apoiar as pessoas com doença renal e suas famílias e contribuir para a melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida. Conheça mais…

 Rui Poínhos 

Nutricionista
Enquanto nutricionista, a colaboração com um projeto que aborda os temas de um modo compreensível, mas rigoroso, para doentes e população em geral, é tão ou mais estimulante do que a publicação de trabalhos em revistas destinadas à comunidade científica. Conheça mais…

 Sónia Gomes 

Corporate Development Manager
Faço parte do grupo ‘Pais21’, grupo de pais e amigos que partilham experiências e vivências. Partilho a minha história para dar esperança num futuro melhor. Conheça mais…

 Thomas Anahory 

Músico
Fazia falta um site destes para quem transporta esta cruz que é a insuficiência renal. Se o meu testemunho poder, de alguma forma, inspirar outros, ainda melhor!  Conheça mais…

 Vanessa Silva 

Assistente Social
Considero essencial educar a população para a saúde, informar e promover a literacia em saúde e também conhecer as dificuldades dos doentes e dos cuidadores. Conheça mais…

 Vera Guimarães 

Psicóloga Clínica da Saúde
Sei o que é estar doente, senti o impacto de não ter os rins a funcionar e aumentei todo o meu interesse em ajudar a viver melhor quem tem doença crónica, renal ou outra. Conheça mais…