Lea Caniço

Nutricionista

E-mail: lea.canico@gmail.com

 

PELO RIM, PORQUÊ PELO RIM, PORQUÊ

Pelo Rim, porque o rim é o filtro do nosso organismo, sendo um dos nossos principais órgãos de desintoxicação. A relação da saúde dos nossos rins com a alimentação e o estilo de vida é muito estreita, seja na causa como no tratamento. Infelizmente esta relação é desconhecida ou subvalorizada pela população em geral. Por outro lado, as doenças renais são muitas vezes consequência de complicações, mais ou menos tardias, da diabetes. O lado bom é que podemos prevenir ou melhorar muito a qualidade de vida da pessoa com doença renal ou que tem uma maior predisposição para a desenvolver, através de modificações na alimentação e no estilo de vida.

E Pelo Rim porque surgiu através de um convite à TOTUSALUS (Associação de Apoio Terapêutico e Social, sem fins lucrativos) da qual faço parte.

FORMAÇÃO

  • Licenciatura em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto (cédula profissional nº 0888N).
  • Master em Medicina Natural pela Universidade de Santiago de Compostela (2012).


EXPERIÊNCIA

  • Responsável pelo departamento de nutrição da clínica e’sensia – medicina global (Porto) que dispõe dos seguintes serviços: consulta de nutrição, consulta especializada para diabéticos, consulta multidisciplinar de emagrecimento (com endocrinologia, psicologia e personal trainers), consulta de vegetarianismo, sessões de educação terapêutica da diabetes.
  • Realização de palestras, workshops e formação na área da nutrição, saúde integral e ‘cozinha consciência’ bem como rastreios de saúde em diversos espaços e clínicas.
  • Formadora na área da Nutrição e Saúde Integral em Universidades Seniores e em projetos para a inclusão social, em escolas e em grupos da população como diabéticos, pessoas com fibromialgia e, ainda, a profissionais de saúde no âmbito da TOTUSALUS – Associação de Apoio Terapêutico e Social (associação sem fins lucrativos), da qual é membro colaborador desde a sua fundação.


ARTIGOS

Massada de Cação. Esta receita está feita a pensar também em doentes renais, transplantados, dadores e diabéticos.

0 987
Massada de Cação Receita para 4 pessoas   400 g de cação fresco limpo 600 g de macarrão integral Penne (para doentes renais em hemodiálise não pode ser massa...
Os cálculos renais designam os cristais que se juntam, pouco a pouco e ao longo do tempo, para formar conglomerados de dimensões progressivamente maiores.

0 640
A litíase renal é o termo médico para um problema vulgarmente conhecido como pedras nos rins. Os cálculos designam os cristais que se juntam,...