O Dia Mundial do Rim é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e da Federação Internacional de Fundações Renais (IFKF), ambas sociedades sem fins lucrativos que se dedicam ao desenvolvimento do diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças renais.

Este dia tem como missão sensibilizar e promover a consciencialização das funções e importância dos rins para a nossa saúde em geral e reduzir a incidência e o impacto da doença renal e dos problemas de saúde associados.

O seu principal objetivo consiste em contribuir para a prevenção e o diagnóstico precoce, na medida em que quando detetada precocemente, a doença renal pode ser tratada, reduzindo outras complicações, encargos e incapacidades causadas pela doença renal crónica e cardiovascular em todo o mundo. No entanto, o Dia Mundial do Rim pretende alcançar muito mais, nomeadamente:

  • sensibilizar para a importância de cuidar dos nossos rins;
  • lembrar que a diabetes e a hipertensão são fatores de risco importantes da doença renal crónica;
  • incentivar o rastreio sistemático da doença renal crónica em todos os utentes com diabetes e hipertensão;
  • incentivar a adoção de comportamentos preventivos;
  • instruir os profissionais de saúde relativamente ao papel fundamental que desempenham na deteção e redução do risco de doença renal crónica, particularmente em populações de alto risco;
  • enfatizar o papel das autoridades de saúde locais e nacionais no controlo da doença. As autoridades de saúde terão que lidar com custos elevados e crescentes, se não forem tomadas medidas para travar o número crescente de pessoas com doença renal crónica. No Dia Mundial do Rim, todos os governos são incentivados a tomar medidas e investir em rastreios;
  • incentivar o transplante como a opção com melhor resultado para a doença renal e o ato da doação de órgãos como uma iniciativa que pode salvar vidas.

 

O logótipo associado ao evento é composto por dois rins e três barras coloridas. A cor vermelha representa o sangue, a azul o excesso de líquidos e o amarelo representa a urina que os nossos rins filtram, limpam e eliminam.

 

O Dia Mundial do Rim foi criado em 2006 e, desde então, tem ganho uma importância crescente. A cada ano é escolhido um tema particular a abordar:

 

Pelo Rim e o Dia Mundial do Rim

Pela importância que esta data tem, o Pelo Rim convida-o a conhecer mais sobre o tema deste ano nos artigos Dia Mundial do Rim 2017 e A obesidade e os rins da nefrologista Ana Farinha.

 

Cuide dos seus rins.
Previna a doença renal. Cuide de si.

 

 

Veja também: