O que é a obesidade?

A obesidade é um problema de saúde pública que envolve todas as idades, sexos, etnias e estratos sociais. Refere-se a um aumento da massa gorda corporal em relação ao que se considera saudável. É calculado através do Índice de Massa Corporal (IMC) (Peso/Altura2). Apenas recentemente se reconheceu o importante impacto desta condição na morbilidade e mortalidade.

 

Os rins podem ser afetados pela obesidade?

O rim não é exceção. A obesidade tem sido associada ao desenvolvimento de doença renal crónica. Além de um possível envolvimento direto do excesso de peso sobre a função renal, a obesidade está também associada a doenças como a hipertensão e a diabetes mellitus que são as principais causas de doença renal crónica. A obesidade pode ainda causar glomerulosclerose segmentar e focal, uma doença renal que se manifesta por aumento das proteínas na urina e que, se não for tratada, pode acabar em doença renal crónica terminal. A perda de peso está associada a recuperação desta situação. Finalmente, a cirurgia bariátrica (cirurgia para perder peso) pode associar-se a aumento da propensão de formação de pedras no aparelho urinário.

 

Como se pode prevenir a obesidade?

Prevenir e combater a obesidade são fundamentais para evitar as doenças a ela associadas, nomeadamente as doenças cardiovasculares e renais.

 

É fundamental:

  • Comer várias vezes ao longo do dia em pequenas proporções.
  • Fazer um diário alimentar para perceber o que come e o que pode mudar.
  • Não comprar coisas que não são saudáveis (bolachas, chocolates, gelados, fast food).
  • Praticar exercício físico.
  • Ter hábitos de vida saudáveis com alteração de comportamentos e hábitos: use as escadas em vez de elevadores, ande a pé em vez de carro, por exemplo.
  • Procurar tratamento no caso de se sentir deprimido e triste. As emoções influenciam os alimentos que se consomem.

 

Começar por dar pequenos passos pode ser o início de uma caminhada em direção à sua saúde.

 

 

Imagem:
The Biggest Loser – 12/365 de Allan Foster sob licença CC BY-NC-ND 2.0