Atelier “Cuidar para Apessoar”

Cuidar-para-Apessoar-6.jpg

 

Atelier de desenvolvimento pessoal “Cuidar para Apessoar” dedicado à comunidade Pelo Rim

 

O Atelier “Cuidar para Apessoar” realizou-se este sábado, com a participação de amigos e parceiros Pelo Rim, e teve como objetivo geral aumentar o autoconhecimento dos participantes, ajudando-nos a desenvolver estratégias eficazes de autocuidado, as quais têm demonstrado um efeito positivo no bem-estar dos indivíduos.

É preciso aprendermos a cuidar de nós para podermos cuidar dos outros.

Atualmente, vivemos numa sociedade em que os estímulos são uma constante e as múltiplas tarefas constituem uma rotina diária. Estas circunstâncias exteriores criam uma pressão constante em cada um de nós, constituindo-se como um fator gerador de stress e ansiedade. Por esta razão, há a necessidade de agir preventivamente. É preciso aprendermos a cuidar de nós para podermos cuidar dos outros.

O ato de cuidar está presente na vida dos seres humanos desde o nascimento e torna-se vital para a sobrevivência da espécie. Quando não cuidamos promovemos o desequilíbrio, que pode conduzir à morte.

Quando não cuidamos promovemos o desequilíbrio, que pode conduzir à morte.

Cuidar é uma necessidade básica humana sendo fundamental que quem cuida continue a sentir-se uma pessoa, no verdadeiro sentido da palavra, e não apenas um autómato que presta cuidados a terceiros. O convite é simples. No início deste novo ano, dedicarmos tempo a olhar as nossas necessidades de autocuidado.

Foi com este mote que a psicóloga Andreia Cardoso organizou um atelier dedicado ao desenvolvimento pessoal para a comunidade Pelo Rim. Neste atelier fizemos uma viagem guiada onde foram exploradas as quatro dimensões da nossa existência (física, social, psicológica e espiritual), recorrendo a diversos mediadores artísticos e criativos como meio de expressão.

O ser humano é um ser de cuidado, mais ainda, a sua essência encontra-se no cuidar. Colocar o cuidado em tudo o que projeta e faz.
— Boff (2004)

A origem do nome deste Atelier “Cuidar para Apessoar” é inspirado nas palavras de Boff (2004): “O ser humano é um ser de cuidado, mais ainda, a sua essência encontra-se no cuidar. Colocar o cuidado em tudo o que projeta e faz.”

No dia 28 de janeiro, das 10h às 13h, foram abordados os seguintes temas:

  • A arte de cuidar: a anatomia do cuidado.
  • O arco-íris emocional: a minha gestão emocional (fatores de risco e protetores).
  • Técnicas de relaxamento e de mindfulness.
  • Construção de um plano de desenvolvimento pessoal.

Estiveram presentes neste atelier profissionais da saúde que colaboram com o Pelo Rim e amigos do Facebook do Pelo Rim.

Da esquerda para a direita: Filipa Canelas (amiga do Facebook do Pelo Rim), Andreia Cardoso (facilitadora do atelier), Margarete Cardoso (cofundadora do Pelo Rim), Vera Guimarães (psicóloga clínica), Gabriela Paim (assistente social), Marisa e Paulo…
Da esquerda para a direita: Filipa Canelas (amiga do Facebook do Pelo Rim), Andreia Cardoso (facilitadora do atelier), Margarete Cardoso (cofundadora do Pelo Rim), Vera Guimarães (psicóloga clínica), Gabriela Paim (assistente social), Marisa e Paulo Amaral (amigos do Facebook do Pelo Rim), Paulo Almeida (cofundador do Pelo Rim) e Joana David (amiga do Facebook do Pelo Rim).
Depois do atelier, o almoço no restaurante “Zé Carteiro” na Póvoa de Santa Iria.
Depois do atelier, o almoço no restaurante “Zé Carteiro” na Póvoa de Santa Iria.

O Pelo Rim agradece à Andreia Cardoso a realização deste atelier para a nossa comunidade e esperamos que outros possam acontecer.

A Andreia Cardoso é a fundadora do Projeto Apessoar, especialista em psicologia clínica e da saúde reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, psicoterapeuta e facilitadora de grupos de desenvolvimento pessoal.

Para mais informações pode consultar o site http://apessoar.wixsite.com/projetoapessoar.

Contactos: apessoar.info@gmail.com | 936 826 196

 

 

Pelo Rim