Dia Internacional da Literacia

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O Dia Internacional da Literacia celebra-se a 8 de setembro.

A comemoração desta data tem por objetivo destacar a importância da literacia para as pessoas e as sociedades. Na sociedade em que vivemos, estima-se que cerca de 800 milhões de adultos não saibam ler nem escrever, mais de 122 milhões de crianças em idade escolar não vão à escola e as mulheres constituem dois terços da população analfabeta mundial.

O dia mundial da literacia foi criado pela UNESCO em novembro de 1965 e celebrado pela primeira vez em 1966.

O tema deste ano é “O Céu é o Limite”. A campanha de 2016 pretende aumentar o envolvimento dos alunos de todo o mundo através de uma plataforma digital de aprendizagem. Todos os anos, a UNESCO realiza uma cerimónia de entrega de prémios de literacia internacional.

A campanha de 2016 pretende aumentar o envolvimento dos alunos de todo o mundo através de uma plataforma digital de aprendizagem.

Em 2015, o tema do Dia Internacional da Literacia foi “Literacia e Sociedades Sustentáveis”, na medida em que a literacia é considerada essencial para o desenvolvimento sustentável das sociedades, e em 2014 o tema foi “Literacia e Desenvolvimento Sustentável”.

Por literacia entende-se a capacidade de ler e escrever. A capacidade de usar a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente na sociedade. (literacia in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016. [consult. 2016-08-07 23:13:50]. Disponível online.)

 

Segundo o relatório PISA, Programme for International Student Assessment 2012, Portugal foi o segundo país que melhor combateu o insucesso escolar no novo milénio, de entre 17 países analisados.

O PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Alunos, desenvolvido pela OCDE, iniciado em 2000 e aplicado desde então com uma periodicidade trienal, que avalia os sistemas educativos em cerca de 70 países de todo o mundo. Mais especificamente, avalia em que medida os alunos com 15 anos e que se encontram próximo do final da escolaridade obrigatória na maioria dos países, adquiriram conhecimentos e competências nos domínios da leitura, das ciências e da matemática, essenciais para o exercício da cidadania plena nas sociedades contemporâneas. Saiba mais sobre este programa no PISA 2015.

 

Aproveitamos esta data para relembrar o tema da literacia em saúde, que consiste na aquisição de um conjunto de competências que se traduzem na capacidade para tomar decisões em saúde informadas no decurso da vida. Permite o aumento da perceção de controlo dos indivíduos sobre a sua saúde, a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades. Saiba mais sobre este tema no artigo da “Literacia em saúde – precisa-se!” da psicóloga clínica Andreia Cardoso.

 

 

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