HTA e a doença renal

 

A hipertensão arterial (HTA) é uma doença muito frequente na população.

Trata-se de uma doença frequentemente assintomática, isto é, não manifesta sintomas. Assim ela pode estar presente muito tempo antes que a pessoa se aperceba que a está a afetar.

[quote_center]HTA é uma das causas dos enfartes do miocárdio, dos acidentes vasculares cerebrais e da doença renal crónica[/quote_center]

 

Há duas formas de se ficar a conhecer a sua existência:

  1. medir frequentemente a tensão arterial;
  2. através das suas consequências que podem ser devastadoras.

 

É que a HTA é uma das causas mais importantes de doenças como os enfartes do miocárdio (“ataque cardíaco”), os acidentes vasculares cerebrais (“tromboses”) ou a doença renal crónica (rins disfuncionantes). O tratamento precoce da HTA pode prevenir estas situações.

 

Por vezes, a HTA pode não ser a causa, mas uma manifestação de doença renal. Algumas doenças glomerulares podem manifestar-se com HTA. A estenose das artérias renais (aperto das artérias que levam o sangue ao rim) pode ser uma causa tratável de HTA, sobretudo nos jovens.

 

Se sofre de HTA, consulte regularmente o seu médico.
Esta atitude pode salvar os seus rins ou mesmo a sua vida.

 

Veja também:

 

Imagens:
Heart de Angela sob licença CC BY 2.0

SHARE
Previous articleDia Mundial da Hipertensão
Next articleDia Mundial da Criança
Ana Farinha
Médica Nefrologista. O apoio e suporte ao doente e à família, para além da atividade clínica, é tão ou mais importante para alcançarmos o nosso objetivo: ajudar a pessoa que vive com doença renal crónica a ter uma vida melhor. Conheça mais...