A incontinência urinária é a situação em que há perda involuntária de urina.

Trata-se de um problema relativamente prevalente (a Organização Mundial de Saúde estima que 10% da população mundial apresente algum grau de incontinência urinária) e as causas podem ser várias. Mais comum em mulheres idosas (resultado do enfraquecimento da musculatura pélvica ou mesmo de lesões pós parto), mas ocorre também em homens (mais frequentemente associado a complicações de cirurgias prostáticas). Pode também ocorrer em indivíduos jovens como consequência de traumatismos da coluna ou de diabetes mellitus (bexiga neurogénica).

Qualquer que seja a causa, a incontinência urinária não tratada/controlada pode propiciar infeções urinárias e/ou doença renal crónica por estase da urina no sistema urinário.

Todos os doentes com incontinência urinária estão em risco de desenvolver insuficiência renal e, portanto, devem ser acompanhados regularmente por um médico.

Se sofre de incontinência urinária, procure ajuda, não se resigne!

 

 

Imagens:
Gotta Pee! de John Campbell sob licença CC BY 2.0

SHARE
Previous articleDia da incontinência urinária
Next articleTuberculose e a doença renal
Ana Farinha

Médica Nefrologista. O apoio e suporte ao doente e à família, para além da atividade clínica, é tão ou mais importante para alcançarmos o nosso objetivo: ajudar a pessoa que vive com doença renal crónica a ter uma vida melhor. Conheça mais…