O rim é um órgão maravilhoso – conheça-o! 

O rim é um órgão nobre que recebe cerca de 25% do sangue com vista a desintoxicá-lo. Desta forma, é um órgão muito exposto a lesões, o que é preciso evitar.

No entanto, é um órgão que ‘sofre em silêncio’, isto é, até deixar de funcionar derradeiramente, dá poucos ou nenhuns sintomas. Assim, a prevenção da doença renal toma um papel preponderanteconheça os fatores de risco para a doença renal e controle-os para manter a saúde dos seus rins.

Por outro lado, nenhum órgão é tão bem substituído por uma máquina como o rim: uma pessoa pode viver metade da sua vida, com qualidade, graças aos dispositivos de diálise que substituem satisfatoriamente a função renal.

É ainda o órgão mais fácil de transplantar, o que dá ao doente uma nova oportunidade mais facilmente que qualquer outro órgão.

 

Continue a visitar e a explorar este site para conhecer melhor o rim, que hoje celebramos… 

Envolva as crianças e eduque-as para a saúde, porque o lema é “agir cedo para prevenir”.

 

 

Imagens:
Kidney, model in cross section. de John Campbell sob licença CC BY 2.0

SHARE
Previous articleDia Mundial do Rim 2016
Next articleDia da incontinência urinária
Ana Farinha
Médica Nefrologista. O apoio e suporte ao doente e à família, para além da atividade clínica, é tão ou mais importante para alcançarmos o nosso objetivo: ajudar a pessoa que vive com doença renal crónica a ter uma vida melhor. Conheça mais...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here