Doentes em diálise aumentam pelo segundo ano consecutivo

Sala-de-diálise-e1438534808696.jpg

 

Portugal enfrenta pelo segundo ano consecutivo um quadro de crescimento de doentes que recorrem ao tratamento de substituição da função renal, avança a Renascença. Em 2014, foram mais 2.473 a recorrer à diálise. No total, são 11 mil os portugueses que fazem este tratamento e cerca de sete mil transplantados.

Falhas nos cuidados de saúde primários e a evolução de doenças como a diabetes e a hipertensão podem estar na origem deste aumento, avança a Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

O controlo destas doenças depende essencialmente da fase em que são detetadas, sendo que quanto mais cedo isso acontecer maior a probabilidade de que o quadro evolua positivamente, evitando que se chegue a precisar de diálise.

Falhas nos cuidados de saúde primários e a evolução de doenças como a diabetes e a hipertensão podem estar na origem deste aumento.

Fernando Macário, presidente da sociedade Portuguesa de Transplantação, admite que cerca de um terço dos doentes procura o médico tarde de mais. “São cerca de 30% os doentes que chegam à diálise sem terem passado pela consulta de nefrologia”, afirma em entrevista à rádio.

No acréscimo registado em 2014, cerca de 60% dos casos correspondem a doentes com mais de 65 anos. Os 11 mil portugueses em diálise e sete mil transplantados perfazem uma das mais elevadas taxas de doentes renais ao nível europeu, segundo Fernando Macário. “Só os Estados Unidos, Singapura e Japão têm taxas superiores à nossa”, afirma.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação considera que a capacidade de transplante em Portugal continua a ser baixa, mas refere uma nota positiva. Foi registado um aumento de nove para 24 no número de doentes transplantados de forma direta, sem que tenham feito diálise anteriormente.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: Dialysis USA 3-2007 004 de Jim Forest sob licença CC BY-NC-ND 2.0