Cuidados para quando vai de férias: diálise e transplante

As férias e deslocações são uma realidade possível para os doentes renais. É muito importante fazer um planeamento atempado e informar, com a maior antecedência possível, a unidade de diálise onde habitualmente faz tratamento, se for o caso. Não se prive de desfrutar de umas férias, de fazer uma viagem, de visitar os seus amigos e familiares. Sair fora da sua rotina pode-lhe dar um novo alento.

Tudo é possível, mas não se esqueça apenas que planear bem e com antecedência são palavras-chave para uma deslocação bem-sucedida.

São aqui deixadas algumas dicas para os doentes que fazem hemodiálise, diálise peritoneal e transplantados renais e que pretendem ser um auxílio na preparação da sua deslocação.

 

Hemodialisados
  • Comunique à assistente social e/ou ao enfermeiro-chefe da sua unidade de hemodiálise o período e o local onde pretende ir de férias. Após notificada, a assistente social fará o contacto com a unidade de hemodiálise do local de destino para confirmação de vaga disponível. Certifique-se junto da sua instituição que existe essa possibilidade.
  • Deve levar relatório clínico e informe se pretende transporte da residência de férias até à unidade de hemodiálise.
  • Nas situações de férias, tenha em atenção que os custos com o transporte ficam ao seu encargo.
  • Será feita a sua transferência temporária, devendo comparecer nas sessões acordadas.
  • De férias, leve consigo um kit de primeiros socorros com compressas estéreis, desinfetante e adesivo, para o caso de rutura da hemóstase.
  • Será útil fazer um cronograma das atividades planeadas, intercalando com os dias e horas da hemodiálise, de forma a que melhor possa organizar e usufruir das suas férias, como por exemplo:

Terça-feira
Manhã - Caminhada no aldeamento
Tarde - Visitar pontos turísticos
Quarta-feira
Manhã - Sessão de hemodiálise
Tarde - Descansar e ler um livro
Noite - Sessão de cinema

 

Doentes em Diálise Peritoneal
  • Assegure-se que leva a máquina/equipamento e os solutos necessários para a realização da diálise peritoneal, juntamente com o contacto da equipa de saúde que o acompanha. Poderá dar-se o caso de, combinando com o laboratório farmacêutico atempadamente, poderem ser entregues os solutos no local onde vai gozar as suas férias.

 

Doentes em Diálise Domiciliária
  • Deve contactar a equipa/unidade de saúde responsável pelo seu tratamento, de forma que possa ser encaminhado para uma unidade de hemodiálise do destino de férias.

 

Transplantados Renais
  • É recomendável viajar só após 8 a 12 meses após o transplante.
  • É necessário especial atenção pelo fato de estar imunodeprimido. Evite contacto com pessoas que estejam constipadas ou possuam algum tipo de doença contagiosa.
  • Siga os conselhos da equipa de saúde e leve consigo toda a medicação necessária, tendo cuidado face às dosagens e hora certa da ingestão da medicação. Em caso de mudança de fuso horário, ajuste à hora pretendida. Em caso de dúvida informe-se antecipadamente com a sua equipa de saúde.

 

 

Veja também:

 

Desfrute das suas férias e aproveite para consultar o nosso site.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here