Doença renal e férias no estrangeiro

Asa-avião.jpeg

 

Férias no estrangeiro - conselhos úteis

 

Fazer diálise não significa o fim das viagens e férias no estrangeiro. Sendo doente em diálise, é possível e pode ser muito agradável viajar. Se quiser viajar para o exterior ou dentro do seu próprio país, pode continuar a desfrutar de uma vida ativa, visitar novos lugares ou, simplesmente, relaxar ao sol.

Aqui são apresentados sete cuidados que deve ter em atenção quando está a pensar deslocar-se para fora de Portugal:

  • Comunique à equipa de saúde o local, a data e a duração da viagem que pretende realizar.
  • Leve consigo o Cartão de Cidadão ou o Passaporte e um Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), este último para a Europa, atualizados e válidos. O CESD pode ser obtido na Segurança Social, Loja do Cidadão, Serviços locais, através dos Subsistemas de saúde públicos ou privados ou através do link: http://www4.seg-social.pt.
  • O CESD permite-lhe acesso a cuidados de saúde de forma gratuita ou a um custo reduzido, não substituindo, contudo, o Seguro de Viagem. Garante a cobertura total dos custos relacionados com o tratamento de diálise. É remetido ao titular habitualmente em 7 dias úteis após receção do pedido. Tem validade de 3 anos.
  • O CESD pode ser usado nos Estados Membros da União Europeia e nos Estados Parte do Espaço Económico Europeu: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Estónia, Grécia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, Suécia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.
  • No caso de se tratar de um país fora da União Europeia, informe-se das condições de acesso a estabelecimentos de saúde e custos.
  • Informe-se junto das Entidades competentes, por exemplo, Centro de Saúde da sua área de residência, se para o país de destino necessita de vacinação específica ou algum cuidado em especial (a consulta do viajante existe em alguns Hospitais do país).
  • E porque não um cruzeiro? Existem também opções bastante agradáveis de férias em cruzeiros, para os quais existem packs com tudo incluído e onde inclusive pode realizar o tratamento de hemodiálise. Pode obter mais informações em agencias de viagens ou através do link: dialysiswhilecruising.com

 

 

Desfrute das suas férias e aproveite para consultar o nosso site.

 

 

Raquel Videira - Enfermeira

 

 

Veja também: