Doença renal e férias em Portugal

Carro-eléctrico.jpg

 

Férias em Portugal - conselhos úteis

 

Para muitos doentes renais que necessitam de realizar tratamento dialítico as férias podem parecer algo impossível de se concretizar. Contudo, existem algumas possibilidades que permitem a estes doentes desfrutar de férias fora de casa e do quotidiano habitual. Quer seja no campo, na praia ou na cidade, dentro ou fora do país, existem várias alternativas disponíveis para que possa desfrutar de uma boas e merecidas férias.

São apresentados um conjunto de conselhos que deve ter em conta quando está a pensar ir de férias em Portugal. Os mesmos são válidos para quem tem de se deslocar por outros motivos:

 

Caso se trate da primeira vez que planeia férias enquanto doente renal, comece por programar uma viagem curta. Se faz hemodiálise, pode planear uma viagem de fim de semana de dois dias, adequando aos dias de diálise.

Informe a equipa de saúde e certifique-se que leva tudo o que é necessário:

  • medicação;
  • documentos;
  • informação sobre estabelecimentos de saúde existentes com assistência médica e serviço de urgência.

 

No caso de uma viagem mais prolongada, após escolhida a data e o destino, deve informar a equipa de saúde, de forma a que seja verificada a disponibilidade na unidade mais próxima para realização do tratamento de hemodiálise.

 

Deverá levar um relatório clínico fornecido pela sua equipa de saúde/médico, medicação que vai necessitar para esse período e, eventualmente, algumas orientações, juntamente com toda a sua documentação de identificação pessoal.

 

 

A equipa Pelo Rim deseja-lhe umas boas férias!

 

 

Raquel Videira - Enfermeira

 

 

Veja também:

 

 

Imagem: Carro Electrico de Michael Scheinost sob licença CC BY-NC-ND 2.0