Transplantes renais cruzados

Transplante-Cruzado.jpg

 

Transplantes renais cruzados entre Portugal e Espanha podem arrancar em abril

 

O primeiro transplante cruzado foi feito há dois anos em Portugal, agora, abre-se a porta para a realização destes transplantes de forma regular em colaboração com as entidades de saúde espanholas.

"É uma oportunidade de ajuda mutua, está planeada e falada entre as duas autoridades da transplantação. Em abril temos uma reunião onde vamos avaliar se há pares compatíveis em Portugal. Se não houver, vemos se Espanha têm. É uma janela de oportunidade para que os doentes possam ter um rim", disse Ana França, do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) ao jornal Diário de Notícias (DN).

Segundo a mesma fonte, consultada pelo DN, existem 16 pares estudados em Portugal e 100 na mesma situação em Espanha. Caso seja confirmada a compatibilidade entre pares, o dador de um dos pares poderá doar o rim ao elemento recetor do outro par.

Em transplantação renal, as incompatibilidades do nível do sistema AB0 ou ao nível do sistema HLA constituem as principais limitações à dádiva em vida verificadas em alguns pares dador - recetor. A dádiva renal cruzada constitui uma alternativa que permite ultrapassar esta limitação, oferecendo aos doentes com doença renal crónica a possibilidade de transplante mediante a troca de rins entre 2 ou mais pares dador – recetor, de maneira a que cada um dos recetores receba um rim adequado e os dadores realizem o seu desejo de dádiva. Deste modo, pretende-se melhorar a resposta às necessidades dos doentes candidatos a transplante renal.

Apesar de serem ainda poucos os pares disponíveis para transplante cruzado em Portugal, esta possibilidade alarga o espetro de oportunidades para os doentes dos dois países.

O DN dá como exemplo o caso de Miguel Mestre, de 39 anos, que após um primeiro transplante mal-sucedido e tendo um dador vivo disponível, mas não compatível, aguarda ansiosamente o arranque da parceria entre Portugal e Espanha.

 

 

Pelo Rim

 

 

Imagem: 7:08 pm - Procedure (transplant in progress) de Scott & White Healthcare sob licença CC BY-NC-ND 2.0