Atividade física na doença renal crónica

 

A inatividade física é atualmente reconhecida como um dos maiores problemas de saúde pública dos países desenvolvidos, na medida em que aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde a longo prazo, tais como: doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, cancro, demência, depressão e doenças renais.

A prescrição de exercício físico já faz parte do plano de tratamento de muitas destas doenças, mas infelizmente a doença renal tem sido bastante negligenciada a este respeito. De fato, poucos são os centros de nefrologia que oferecem aconselhamento no âmbito da atividade física e menos ainda aqueles que disponibilizam a prática de exercício físico como parte integrante do tratamento dos seus doentes. Tal fato leva a que a grande maioria dos doentes renais desconheça os benefícios de aumentar a sua atividade física e praticar exercício físico regular ou pior, julgue que simplesmente o deve evitar!

Os conteúdos apresentados na secção Atividade Física do site Pelo Rim pretendem apresentar os benefícios do exercício físico e tecer recomendações básicas para a sua prática regular e sustentada.

Esperamos não só contribuir para que os doentes renais tenham uma melhor qualidade de vida, mas queremos também que os doentes e os que estão mais próximos, possam descontrair e divertirem-se em conjunto com os exercícios que propomos.

 

 

Imagem:
Get Fit in Bath de Health Gauge sob licença CC BY 2.0

SHARE
Previous articleNutrição e transplante renal
Next articleDoar um rim
André Novo e João Viana

André Novo. Enfermeiro, Professor e Investigador. Abraço com todo o entusiasmo qualquer projeto que sirva para melhorar a vida das pessoas com doença renal crónica. Conheça mais… & João Viana. Professor e Investigador. Identifico-me muito com a causa e considero o projeto muito interessante, na medida em que visa proporcionar informação atualizada aos doentes renais, aos seus familiares e a todos os interessados na doença renal. Conheça mais…